09 de setembro na história: Grêmio era campeão gaúcho em 1979
Depois de conquistar o épico Campeonato Gaúcho de 1977 sob o comando de Telê Santana, o Grêmio acabou perdendo a chance de engatar outro título na temporada seguinte. No entanto, o ano de 1979 reservou ao Tricolor a volta do domínio regional, após uma campanha avassaladora na fase final.
Tendo vencido os dois turnos da primeira etapa da competição, o Imortal começou o octogonal final com dois pontos extras, em uma disputa que envolvia Esportivo, Inter, São Paulo de Rio Grande, Novo Hamburgo, Caxias Brasil de Pelotas e Juventude.
Contando com nomes como Ancheta, Manga, Victor Hugo, André Catimba, Éder Aleixo, Paulo César Caju, Tarciso e Baltazar, a equipe gremista treinada por Orlando Fantoni conquistou o Gauchão com nove pontos a mais que o segundo colocado, o Esportivo. Além disso, a confirmação do título veio com três rodadas de antecedência, no dia 9 de setembro de 1979, há exatos 43 anos, em partida contra o Brasil de Pelotas.
Empurrado por mais de 40 mil pessoas no Olímpico, o Tricolor bateu o Xavante pelo placar de 3 a 0, com gols marcados por Ancheta, André Catimba e Éder Aleixo. No final do jogo, com a taça assegurada, os torcedores invadiram o campo do estádio gremista para comemorar com os jogadores.
Grêmio acabou o ano enfrentando um velho adversário
Com a 21ª conquista regional no armário, o Imortal pôde concentrar-se no final da temporada de 1979, que ainda reservou alguns duelos pela Copa Brasil (antigo Brasileirão) daquele ano, além de um amistoso contra o Nacional, do Uruguai, que contava em sua defesa com o então jovem Hugo de León.
Curiosamente, o confronto contra os uruguaios opôs dois dos maiores zagueiros da história do Grêmio: Atílio Ancheta e o seu sucessor De León.