Há 22 anos, Grêmio liquidou o Corinthians de Vanderlei Luxemburgo em pleno Pacaembu
Grêmio bateu o Corinthians na ‘reedição’ da Copa do Brasil de 2001
Houve um tempo em que o Grêmio, comandado por Tite, se tornou a pedra no sapato do Corinthians de Vanderlei Luxemburgo. Um episódio memorável desse duelo ocorreu há exatamente 22 anos, em um confronto no lendário Estádio do Pacaembu. O duelo, pelo Campeonato Brasileiro, marcou a reedição da final da Copa do Brasil do mesmo ano, quando o Imortal foi campeão.
Naquela partida, o Timão tomou a iniciativa, pressionando desde o início. Aos seis minutos, Kléber quase abriu o placar, acertando a trave com um chute espetacular, deixando Danrlei aliviado. No entanto, a resposta gremista não demorou. Aos 14 minutos, Rubens Cardoso cruzou a bola na ponta esquerda para Luís Mário, que testou a gol, mas Dida fez uma defesa espetacular, mantendo os mandantes ilesos.
Aos 18 minutos, Cláudio apareceu na frente de Dida, driblou o goleiro, e Fabinho, zagueiro corintiano, cometeu um pênalti ao colocar a mão na bola, e foi expulso do jogo. Luís Mário converteu e abriu o placar para o Tricolor. No entanto, a vantagem não durou muito, já que aos 22 minutos, Ricardinho chutou e a bola tocou no ombro de Gavião, resultando em outro pênalti. Luizão cobrou e empatou o jogo.
A segunda etapa trouxe a determinação dos gaúchos em manter sua disposição tática. Aos 14 minutos, Pedrinho cruzou a bola para Cláudio, que chutou forte e venceu Dida, garantindo a vitória gremista. A comemoração do atacante com Tite simbolizou a força do time naquele dia.
Ficha Técnica – Corinthians 1 x 2 Grêmio
- Competição: Campeonato Brasileiro 2001 – 19ª rodada 1ª fase
- Data: 21/10/2001
- Local: Pacaembu em São Paulo-SP
- Público: 9.925 pagantes
- Gols: Luizão (22′ 1ºT Pên.) (SCCP); Luís Mário (19′ 1ºT Pên.) e Cláudio Pitbull (13′ 2ºT) (GRE)
Corinthians: Dida; Fabinho, Anderson, Batata e Kléber; César Sampaio, Rogério (Fabrício), Renato e Ricardinho; Deivid (Fernando Baiano) e Luizão. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Grêmio: Danrlei; Marinho. Anderson Polga e Roger, Pedrinho, Émerson (Joel Marcos), Gavião (Mauro Galvão), Itaqui (Guilherme) e Rubens Cardoso; Luís Mário e Cláudio Pitbull. Técnico: Tite
Imagem destaque: Reprodução/Blog Grêmio Dados