Grêmio: um time com curiosidades que tem de conhecer
O Grêmio é um time que juntou, ao longo dos anos, várias curiosidades de grande interesse! Todo o verdadeiro fã do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, ou simplesmente do melhor do futebol do Brasil, amará conhecer esses eventos. Saiba quais são.
Experimentar o futebol em pleno é, na atualidade bem mais do que assistir às partidas, se baseando também na obtenção de conhecimentos sobre o plantel, o enquadramento histórico dos times e, claro, a colocação de apostas esportivas e a participação em fóruns temáticos.
Para os verdadeiros fãs de um time, as vitórias e as derrotas, assim como os eventos mais inusitados criam uma emoção de pertença, que ajudam a entrar de forma mais plena no espírito do futebol e nas emoções sobre a essência de um time particular.
Os gremistas são alguns dos adeptos que mais procuram as curiosidades de seu time, sendo que a equipe já viveu momentos de fazer sonhar qualquer amante do futebol.
Conheça as curiosidades do Grêmio que selecionamos para esse artigo
1. Como surgiu o time?
Cândido Dias da Silva e seu grupo de amigos amavam o futebol e decidiram criar o Grêmio. Esse jogador apaixonado, nascido em São Paulo, era conhecido por levar sua bola de futebol para todo o lado. Um dia, quando assistiu a um jogo entre ingleses e alemães, sua bola acabou sendo usada no jogo e isso mudou sua vida. O contato com os jogadores e a conversa que teve com eles motivou a criação do time que, hoje, tão bem conhecemos.
2. Ganhadores nacionais
Dos momentos mais importantes da história do Grêmio constam vitórias incríveis, que o posicionaram entre os melhores do Brasil. Foram vários os momentos de brilho do time, mas se destaca a vitória de 1983 no Mundial, as vitórias de 1983,1995 e 2017 na Copa Libertadores da América e, claro, as vitórias do campeonato brasileiro em 81 e 96.
3. O time mudou suas cores
Para quem torce pelo time de azul e preto será talvez bom lembrar que esses nem sempre foram os tons usados pelos gremistas! O tom inicial de seus equipamentos era meio marrom avermelhado (tonalidade conhecida como havana) e azul, tendo sido alterada já que era bem complexo encontrar tecidos dentro das tonalidades originais.
4. Do Estádio à Arena
O Grêmio jogou por muitos anos no Estádio da Baixada já que a inauguração do Estádio Olímpico sucedeu somente no ano 1954, onde o time viria a se iniciar com uma vitória (2 – 0) face ao seu oponente Nacional de Montevidéu. No ano de 1980, o Grêmio mudou para o Olímpico Monumental, jogando nesse estádio durante 33 anos e se despedindo também vitorioso, dessa vez contra o Veranópolis. Joga atualmente na Arena do Grêmio.
5. A Coca-Cola mudou de cor pelo Grêmio
Uma curiosidade bem interessante se relaciona com o patrocínio da Coca-Cola ao Grêmio na Copa União de 1987. Nesse ano, a famosa marca largou sua cor de referência para apoiar o Grêmio, evitando assim usar a cor do oponente direto do time.