CampeonatoESTATÍSTICASEstatísticas

Desempenho do Grêmio na história da Copa Sul-Americana

Tricolor vai disputar a 28ª partida na competição

Time Grêmio na Copa Sul-Americana de 2012
Imagem: Lucas Uebel / Grêmio

Grêmio busca a terceira vitória na Sul-Americana de 2025 para avançar como primeiro colocado às oitavas de final

O Grêmio é um dos quatro maiores campeões da Libertadores, a principal competição da América Latina. Com isso, o Tricolor disputa apenas a sétima edição da Copa Sul-Americana e busca o título inédito, contando com o retorno de Mano Menezes e Felipão.

A primeira participação gremista ocorreu 2003, uma temporada depois da criação da competição, quando o Imortal estreou em um triangular contra São Paulo e Vasco. No entanto, a caminhada foi curta, com uma goleada por 4 a 0 para os paulistas e um empate de 1 a 1 com os cariocas, resultados que eliminaram o clube.

Nos anos seguintes, o desempenho do time foi semelhante. Em 2004 e 2008, o Grêmio não passou da fase inicial. Em 2004, a eliminação veio de forma dramática no confronto contra o rival Inter. Após uma derrota por 2 a 0 no Beira-Rio, o Tricolor venceu por 2 a 1 no Olímpico, mas o saldo de gols não foi suficiente para avançar. Já em 2008, a história se repetiu. Os dois empates contra o Inter, 1 a 1 no Beira-Rio e 2 a 2 no Olímpico, resultaram na desclassificação do Grêmio, que ficou para trás devido aos gols sofridos em casa.

Em 2010, na quarta participação, o Imortal foi eliminado pelo Goiás na segunda fase, time que acabaria vice-campeão. A melhor campanha na Sul-Americana veio em 2012. Após superar Coritiba e Barcelona de Guayaquil, o Grêmio chegou às quartas de final, onde foi derrotado pelos colombianos do Millonarios. (1×1 no Olímpico e 3×1 na Colômbia).

Leia mais:

IA crava o placar de Grêmio x Sportivo Luqueño na Sul-Americana

Grêmio x Sportivo Luqueño: onde assistir e escalações pela Sul-Americana

Na edição de 2021, o clube fez a melhor campanha da fase de grupos, com cinco vitórias e um empate. No entanto, nas oitavas de final, o Grêmio enfrentou a LDU de Quito e foi eliminado. Venceu os equatorianos por 1 a 0 fora de casa, mas, na Arena, perdeu por 2 a 1, sendo prejudicado por um pênalti polêmico. A derrota selou o fim da campanha do Tricolor na competição.

Em 2025, o Grêmio disputou cinco jogos no grupo D, com duas vitórias e três empates. O time de Mano Menezes precisa de um resultado positivo e torcer contra o Godoy Cruz para avançar na primeira colocação, evitando os playoffs contra um dos terceiros colocados da Libertadores.

Grêmio na Copa Sul-Americana:

  • 27 Partidas
  • 13 Vitórias
  • 8 Empates
  • 6 Derrotas
  • 45 Gols marcados
  • 32 Gols sofridos
Botão Voltar ao topo