Grêmio desiste de contratar novo volante? veja o cenário
O Imortal tem algumas opções no elenco e conta com o retorno de Carballo

Após frustração com Caíque, Grêmio busca novo volante para reforçar meio-campo no segundo semestre
Após a negociação com Caíque fracassar nos momentos finais, o Grêmio segue no mercado em busca de um novo volante. O objetivo é reforçar o setor de meio-campo com um atleta que se encaixe tanto no perfil técnico desejado pelo técnico Mano Menezes quanto no orçamento limitado do clube neste segundo semestre.
O foco da direção gremista está em um jogador com força física, boa estatura e capacidade de vencer disputas aéreas. Mano quer um volante que auxilie na recuperação da posse, proteja a defesa e ainda represente uma arma ofensiva em lances de bola parada. Em entrevistas coletivas recentes, o treinador explicou como visualiza a montagem ideal do meio-campo.
“Penso que a composição precisa preencher as características de um a quatro. O ‘um’ é um jogador de característica defensiva forte para sustentar as bolas de disputa”, afirmou Mano Menezes.
Novo volante da era Guerra
Caso o novo reforço seja confirmado, ele será o nono volante contratado pela atual gestão de Alberto Guerra. Desde 2023, o clube trouxe nomes com diferentes perfis, na tentativa de encontrar a formação ideal. No primeiro ano da gestão, chegaram Carballo e Pepê. Já em 2024, vieram Dodi, Du Queiroz e Edenilson. Nesta temporada, o Tricolor apostou em Camilo, Cuéllar e Alex Santana.
Entre as opções disponíveis no elenco, Camilo surge como alternativa mais próxima das exigências atuais de Mano Menezes. Com 1,76m, o volante disputou 18 dos 34 jogos do Grêmio na temporada, principalmente durante a passagem de Gustavo Quinteros. Após a troca de comando, perdeu espaço e passou a figurar mais vezes no banco de reservas.
Apesar da queda de rendimento, Camilo não sofreu com lesões e segue motivado para ganhar espaço no segundo semestre. De acordo com apuração do ge, o clube não cogita negociá-lo no momento. A expectativa é que ele receba novas chances na sequência da temporada. O volante tem contrato até 2027 e considera sua chegada ao Imortal como um recomeço na carreira.
Leia mais
Mano Menezes volta a falar sobre condição física de Cuéllar
Jogo-treino do Grêmio: como assistir, provável time e mais
Mais opções para Mano Menezes
Revelado pela Ponte Preta, Camilo foi vendido ainda jovem ao Lyon, da França, onde não teve oportunidades. Depois disso, acumulou empréstimos ao Cuiabá e ao Molenbeek, da Bélgica, antes de se transferir para o Akhmat Grozny, da Rússia.
Além de Camilo, o elenco conta com outros meio-campistas: Cuéllar, Edenilson, Villasanti, Ronald e Zortéa, os dois últimos formados na base gremista. A lista ganhará mais um nome no sábado, quando Felipe Carballo retorna de empréstimo do New York Red Bulls e se reapresenta no CT Luiz Carvalho.
Enquanto isso, o Grêmio segue atento ao mercado. A prioridade é trazer um volante com presença física e perfil combativo, que possa cumprir com as funções detalhadas por Mano Menezes e reforçar o meio-campo na reta final da temporada.