Grêmio é o maior finalista de Copa do Brasil da história
Após um longo período sem títulos de expressão, o Grêmio acabou com um jejum no ano de 2016, conquistando a Copa do Brasil no final da temporada. Além disso, o Tricolor ainda chegou à final da competição nacional mais uma vez mais depois dessa ocasião: contra o Palmeiras, em 2020.
Dono de um retrospecto extraordinário no torneio, o Imortal foi lembrado pelo perfil da Copa do Brasil hoje (24), dias após a definição do campeão da edição 2022, que foi vencida pelo Flamengo em disputa de pênaltis contra o Corinthians, no Maracanã. Sob a legenda “estamos falando da elite, ok?”, a página do campeonato recordou que o Grêmio é a equipe que mais chegou na final da Copa do Brasil, com nove decisões.
Além disso, o clube gaúcho ainda possui cinco títulos da competição, ficando somente atrás do Cruzeiro, que é hexacampeão.
Trajetória de títulos e finais do Grêmio na Copa do Brasil começou em 1989
Um dos títulos mais emblemáticos da história do Grêmio foi a Copa do Brasil de 1989, na edição inaugural do torneio. Após dois jogos duríssimos contra o Sport Recife na final da competição nacional, o Tricolor acabou sagrando-se o primeiro campeão da história do campeonato, algo que ajudou a consolidar uma alma copeira no clube gaúcho.
Incentivado por mais de 60 mil pessoas no segundo jogo da decisão, no Olímpico Monumental, há exatos 33 anos, no dia 2 de setembro de 1989, o Grêmio recebeu a equipe pernambucana trazendo um importante empate de 0 a 0 da partida de ida, na Ilha do Retiro. Contando com nomes como Mazaropi, Edinho e Assis, o time treinado por Cláudio Duarte conquistou o torneio nacional com uma vitória de 2 a 1, com um gol salvador de Cuca no início do segundo tempo.
Com a taça, o Imortal iniciou a sua jornada para tornar-se o maior Rei de Copas brasileiro, sendo o primeiro clube do país a conquistar o pentacampeonato da competição, em 2016.