Grêmio elogia FGF após novo formato do Gauchão: “foram sensíveis”
O Gauchão 2025 terá um novo formato
Grêmio aprova e elogia novo formato do Gauchão 2025
O Campeonato Gaúcho 2025 terá uma versão mais enxuta, com mudanças aprovadas nesta sexta-feira (22) pelos clubes participantes. A nova fórmula reduzirá o número de jogos, variando entre 10 e 14 partidas por equipe, em comparação às 16 datas utilizadas nas edições anteriores. A mudança foi necessária devido à realização do Mundial de Clubes da FIFA, que pausará o Brasileirão, comprimindo o calendário nacional.
O Gauchão terá três grupos. No A estão Grêmio, São José, Guarany e Avenida; no B, Internacional, Caxias, Pelotas e Ypiranga; no C, Juventude, Monsoon, Brasil-Pel e São Luiz. A tabela deve ser divulgada na próxima segunda-feira (25), com previsão de início em 22 de janeiro e término em 16 de março, antes da data FIFA.
— “A Federação foi sensível ao nosso apelo, especialmente dos clubes da Série A, para ajustar o Gauchão a 12 datas. O calendário de 2025 será muito apertado.” destacou Alberto Guerra, presidente do Grêmio.
Leia mais
Wendell abre negociação com rival do Grêmio na Série A
Grêmio hoje: Reunião com José Peseiro, sondagem por Arthur e demissão de Renato
O torneio terá novidades também na fase classificatória. As equipes que ficarem entre a quinta e a oitava colocações disputarão um mata-mata que definirá vagas para a Copa do Brasil e Série D, dependendo dos semifinalistas. Já os quatro últimos farão um quadrangular da morte, jogando 14 partidas no total, para definir os rebaixados à Segundona.
O novo formato visa aliviar o calendário, garantindo mais tempo de preparação para os clubes e acomodando as exigências do calendário internacional.