09 de janeiro na história: Em 1994, Grêmio de Felipão empatava com o Ajax na Tailândia
Vivendo um período de grave crise financeira em 1994, o Tricolor começou a temporada sem muitos recursos para investir. Já com a posse do presidente Fábio Koff, que voltava ao Grêmio 10 anos depois de conquistar a Libertadores e o Mundial, o Imortal precisou reinventar-se para a temporada.
Com isso, o clube gaúcho passou a olhar com mais carinho para as suas categorias de base, em busca de soluções para o elenco. Nesse contexto, nomes como Danrlei, Roger Machado, Carlos Miguel e Emerson foram promovidos ao plantel principal do Tricolor, compondo parte da equipe em 1994. No início do ano, que acabaria com o título do bicampeonato da Copa do Brasil, o Grêmio disputou o torneio TU 60 Cup, na Tailândia, competição amistosa de pré-temporada que teve final para o Imortal há exatos 29 anos, no dia 9 de janeiro de 1994.
Já sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o Imortal enfrentou o Ajax, da Holanda, na disputa pelo terceiro lugar do torneio. Após um empate de 2 a 2, o Tricolor acabou vencendo o time holandês nos pênaltis, por 7 a 6, em uma disputa que se repetiria um ano depois, na final do Mundial de Clubes 1995.
Grêmio acabou o ano com título nacional
No entanto, apesar de iniciar mal a temporada, o 1994 gremista acabaria como um dos maiores anos da história do clube gaúcho, com a conquista da Copa do Brasil contra o Ceará, no Estádio Olímpico. Após uma campanha invicta, passando por Criciúma, Corinthians, Vitória e Vasco da Gama, o Grêmio chegou à final da competição nacional contra o perigoso Ceará, que havia eliminado clubes como Palmeiras e Inter.
Contando com o apoio de mais de 55 mil torcedores no jogo da volta, em Porto Alegre, o Tricolor abriu o placar logo aos três minutos do primeiro tempo, com um gol de cabeça do artilheiro Nildo “Bigode”. Acostumado a jogar pelo regulamento, o time do então treinador Luiz Felipe Scolari segurou o resultado até o final, sagrando-se bicampeão da Copa do Brasil em pleno Olímpico Monumental.