Aproveitamento: Grêmio escapou do Z-4 por um ponto em 2003, compare com 2024
Dois anos que são marcados por temporadas abaixo do esperado pelo Imortal
Grêmio escapou do Z-4 por um ponto em 2003, compare com 2024
O Grêmio está longe de estar vivendo um bom momento dentro do Brasileirão 2024, na luta para se afastar de zona de rebaixamento. Vale destacar que o Tricolor chegou a viver uma situação semelhante há 21 anos, na temporada de 2003.
Naquele ano, com os pontos corridos ainda tendo 24 times, o Imortal terminou a competição com 50 pontos somados. À época, o time comandado pelo técnico Adilson Batista ficou em 20º lugar, a um ponto do Fortaleza, rebaixado para a Série B na 23ª colocação do Campeonato.
Em 2003, o clube gremista finalizou o torneio nacional com 13 vitórias, 11 empates e 22 derrotas. Ao todo, foram 54 gols marcados, 68 sofridos, um saldo negativo de 12, acumulando apenas 36% de aproveitamento ao longo do Brasileirão.
O Tricolor Gaúcho escapou do rebaixamento na última rodada, vencendo o Corinthians pelo placar de 3 a 0, no Estádio Olímpico Monumental. George, Lucas e Ânderson Lima fizeram os gols que livraram a equipe do pior naquele 14 de dezembro.
Leia mais
Bastidores: Direção do Grêmio quase demitiu Renato Portaluppi na metade da temporada
Apenas um jogador fez mais gols que Braithwaite desde a sua estreia no Brasileirão
2003 x 2024: confira o atual aproveitamento do Grêmio
Já neste ano, o time comandado pelo técnico Renato Portaluppi possui um aproveitamento melhor em relação ao daquele ano. Considera-se que, nesta temporada, são 20 e não 24 clubes na Série A. Até o momento, são 11 vitórias, sete empates e 16 derrotas em 34 rodadas, com 40 gols pró, 44 contra, -4 de saldo e um aproveitamento de 39%.
Destaca-se uma outra coincidência relacionando os dois anos: o duelo final contra o Corinthians. Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Grêmio também vai enfrentar o Timão na última rodada, em casa e certamente com o apoio da torcida contra o rival de SP na Arena, assim como foi no ‘Velho Casarão’.
Imagem destaque: Gustavo Langer/ Portal do Gremista