Grêmio está fora da Libertadores 2023
Não há mais qualquer chance do Grêmio disputar a Copa Libertadores de 2023. A eliminação do time tricolor para o Mirassol, durante a última semana, deu fim a esta possibilidade.
O tricolor estava acostumado a jogar a competição continental, em que esteve entre 2016 e 2021, embora neste último ano tenha caído ainda na primeira fase preliminar e dado adeus ao principal torneio da América do Sul.
O Grêmio também não tem possibilidades de jogar a Copa Sul Americana no ano que vem, isso porque o time disputará a Série B na temporada 2022. No máximo, se for campeão da segunda divisão entrará na terceira fase da Copa do Brasil de 2023, quando começam os jogos com ida e volta.
Isso quer dizer que o tricolor estará ausente dos torneios da Conmebol por ao menos dois anos, já que nesta temporada também não jogará nenhuma competição continental. A próxima chance será em 2024, caso o time consiga o acesso e vá bem no próximo Brasileirão ou então ganhando a próxima Copa do Brasil.
Grêmio focado na Série B
Sem a Copa do Brasil, o time perdeu pelo menos R$ 1,5 milhão que ganharia se jogasse a segunda fase do torneio nacional. Mais do que isso, a direção previa o clube chegando até as oitavas de finais.
O foco total do Grêmio agora é a disputa da Série B. O tricolor gaúcho precisa acabar entre os quatro primeiros, para confirmar o retorno a elite nacional em 2023.