Grêmio ficou assustado com jogador do Operário e teve que mudar o esquema
Na partida contra o Operário nesta quarta-feira (28), em que teve vitória do Grêmio por 1 a 0, o meio-campista Benítez fez sua estreia na Série B 2022, mas para isso acontecer houve um motivo específico.
Roger Machado mudou sistema do Grêmio em função do adversário
Roger Machado colocou o time em campo no 4-1-4-1, sistema tático implantado por ele no Gauchão. O problema é que o Operário jogou espelhado e o Grêmio teve dificuldades para encaixar a marcação. Os volantes mais adiantados do Fantasma fechavam em Bitello e Lucas Silva, permitindo que André Lima, primeiro volante, tivesse liberdade para jogar.
O treinador gremista, que é excelente estrategista, percebeu a movimentação do adversário e mudou o posicionamento dos homens de meio, alterando a formação tática para o 4-2-3-1 para atacar e trocando para o 4-4-2 na hora de defender.
Ao final da partida Roger explicou a alteração tática:
“O Operário foi uma equipe muito bem posicionada e que nos gerou problema até perto dos 30 minutos, quando optei por mudar a configuração invertendo o tripé para impedir a saída mais qualificada do André Lima, que é um atleta que “carteia” muito o jogo por trás da linha da bola e estava nos gerando um desequilíbrio porque inverte bem a bola, acha passes no corredor interno. Após isso conseguimos controlar melhor a partida”, destacou o treinador gremista.
Modificação possibilitou o aproveitamento do Benítez por suas características
Segundo o técnico do Grêmio, a modificação possibilitou a entrada do meia de criação Benítez na fase final da partida. Aos 37 minutos do segundo tempo Roger sacou Bitello e colocou o argentino, que finalmente estreou pela equipe Tricolor na competição. Ele teve 14 minutos, somando os acréscimos, para atuar e demonstrou comprometimento com o time no duelo contra o Operário.
“Coloquei o Benítez em campo quando tirei o Bitello porque dentro desse formato de meio-campo a característica dele encaixava com o que a gente queria. A gente queria controlar a saída do André Lima e conseguir com a capacidade dele de enfiar um passe de profundidade encontrar o segundo gol. O Benítez evoluiu nos últimos treinos e está conquistando a possibilidade de ganhar mais minutos”, relatou Roger em entrevista coletiva.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: André Jonsson/OFEC