O Grêmio vai garantir uma vaga na Copa Libertadores?
Um dos torneios mais esperados do ano pelos brasileiros, principalmente, é a Copa Libertadores da América. E por que esta competição é tão assistida e disputada por diversos clubes sul-americanos?
Bem, a Libertadores pode ser considerada como a Copa do Mundo das Américas, envolvendo equipes tradicionais de países como a Argentina, o Paraguai e, claro, o Brasil. Tais equipes se preparam durante todo o ano em seus campeonatos regionais, a fim de obter uma vaga para a tão sonhada final. Uma das maneiras de se conseguir um desses lugares disputados é através do Campeonato Brasileiro, ou o chamado Brasileirão.
Este ano, temos algumas equipes já classificadas, como o Fluminense (atual campeão de 2023), e outras que ainda disputam uma vaga, como é o caso do Grêmio. O tricolor gaúcho se encontra a poucas rodadas da final do campeonato nacional, e a equipe do Grêmio parece muito perto de garantir a sua vaga e brigar pelo título de 2024.
As chances do time do Grêmio
Faltando apenas quatro rodadas para a final do Campeonato Brasileiro, o Grêmio encontra-se em terceiro lugar na tabela (rodada 34 de 38, no total).
Até agora, o Grêmio tem feito uma campanha excelente, mesmo tendo perdido o último jogo para o Corinthians, em casa (1 a 0 para a equipe paulista). Com isso, o Grêmio conseguiu se manter no G4 (grupo dos que se classificam diretamente para a fase de grupos da Copa Libertadores). À medida que a competição avança, a pressão dos adversários só aumenta. Mesmo assim, o Grêmio ainda tem cerca de 91% de chance de terminar o Campeonato Brasileiro garantindo uma vaga.
Com a proximidade do Atlético Mineiro e do Flamengo, tudo está se complicando, e os jogos do Grêmio seguintes serão decisivos.
Classificação para a Libertadores da América
E como se dá a classificação para a Copa Libertadores da América? Existem alguns requisitos, baseados em regras, estabelecidos pela CONMEBOL. Descrevemos abaixo os critérios para a classificação.
- A equipe vencedora do ano de 2023, por exemplo, já está automaticamente com uma vaga garantida. Neste ano, já temos o Fluminense classificado.
- O campeão da Copa do Brasil (o São Paulo, este ano) e os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro (o Grêmio, até agora, está incluído). Além disso, se o campeão da Copa do Brasil já estiver entre os seis melhores do Brasilerão, automaticamente o sétimo colocado estará também classificado.
- As equipes que vencem competições paralelas, como o Campeonato Paraguaio, Colombiano e Argentino (Millonarios, River Plate e Libertad) já garantiram as suas vagas.
A história do Grêmio na competição
A trajetória do Grêmio na Libertadores é de dar orgulho a qualquer torcedor! Juntamente com o São Paulo, o Palmeiras, e o Flamengo, a equipe gaúcha já levantou o troféu três vezes em sua história (em 1983, 1995 e 2017). Além disso, o tricolor gaúcho ficou em segundo lugar em duas ocasiões (1984 e 2007).
Em 2023, a equipe relembrou os 40 anos do primeiro título da sua história na Libertadores. Diante de sua torcida apaixonada, contra o Peñarol, com o estádio Olímpico completamente lotado, o Grêmio sagrou-se campeão pela primeira vez. Jogadores importantes, como Valdir Espinosa, e o ex-goleiro Mazzaropi, além do ex-zagueiro Baidek, são nomes lembrados até hoje pelos torcedores gremistas. Memórias que ficarão para sempre no coração!
A Taça Libertadores de 1983 é ainda mais especial, já que foi a única conquistada em casa pelo time do Grêmio (as duas outras taças foram obtidas na casa dos adversários). Será que o torcedor gremista pode aguardar por um novo título em 2024? Se depender do time do Grêmio e da sua comissão técnica, certamente a equipe brigará para conquistar mais uma vez a taça!
Imagem destaque: