Grêmio goleia o 12 Horas e confirma a classificação para as quartas de final da Copa FGF
O Grupo de Transição do Grêmio voltou a campo na manhã deste sábado (13) para mais um confronto importantíssimo pela Copa FGF. Em duelo atrasado da 7ª rodada da competição, o Tricolor goleou 12 Horas por 5 a 1, com gols de Bitello, Kevin (2x), Wesley e Juan Christian e garantiu uma vaga nas quartas de final da competição.
Com a vitória, a equipe dirigida por Cesar Lopes chega aos 21 pontos somados no Grupo C, mesma pontuação do líder São José-POA, que liderou a chave nas últimas rodadas.
Na quarta-feira (17), o Grêmio encara o próprio Zequinha, às 15h30, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, pela última rodada da primeira fase da disputa estadual. O duelo poderá ter ares de decisão, pois ambas as equipes podem chegar ao confronto em busca da liderança isolada na chave.
Confira como foi o duelo entre Grêmio e 12 Horas pela Copa FGF
Primeiro tempo de Grêmio e 12 Horas pela Copa FGF
Assim como na primeira partida entre as equipes, o Tricolor foi quem comandou as ações do jogo. Desta vez, o time gremista apostou mais em jogadas verticais pelos lados, principalmente com Émerson, pela esquerda, e Wesley, pela direita.
Já o 12 Horas, sabendo das dificuldades que teria ao longo do jogo, optou por uma postura mais defensiva, com todos os seus atletas atrás da linha da bola. Sendo assim, ficou à espreita de bons contragolpes.
Com esse desenho muito bem definido, o Grêmio foi ao ataque e teve sua primeira chance logo aos 3’, com Kevin. Em cobrança de escanteio do meia Bitello, pelo lado direito, o centroavante gremista antecipou a marcação e finalizou de perna esquerda, mas o goleiro Ícaro, do 12 Horas, fez defesa providencial.
No entanto, a superioridade gremista foi materializada em gol. Aos 6’, Jhonata Varela recebeu pelo centro do campo e partiu em direção a meta do 12 Horas. Ele arrastou até a entrada da grande área adversária e cruzou com muita precisão, encontrando Wesley bem posicionado. O camisa 7 gremista escorou com muito capricho para Bitello, que chegou finalizando de ‘bate pronto’, no cantinho. 1 a 0 para o Imortal.
Em uma das raras chegadas ao ataque, o 12 Horas empatou o jogo. Aos 12’, o zagueiro Dodô aproveitou a boa cobrança de escanteio e subiu mais que todo mundo para testar firme e anotar o primeiro tento do time. Tudo igual em Eldorado do Sul.
E o gol colocou o 12 Horas no jogo, que passou a levar perigo em boas puxadas de contra-ataque. No minuto seguinte, Kainã recebeu pela extrema direita, fintou o zagueiro gremista e deixou com Marquinhos, que chegou batendo, mas o arqueiro Vini Garcia, do Grêmio, interveio o lance e salvou o Tricolor.
Grêmio voltou a ficar à frente no placar ainda no primeiro tempo
Após o bom ímpeto da equipe de Porto Alegre, o Grêmio voltou a povoar o campo de ataque em sua totalidade. Com finalizações de Bitello, Gazão, Kevin, Wesley e Ericson, o Tricolor levou muito perigo, mas todas as finalizações foram interceptadas por Ícaro e seu sistema defensivo, que seguia alinhado.
Aos 32’, não teve jeito. Wesley iniciou boa trama e acionou Varela, que estava ocupando o espaço deixado pelo fundo. O volante gremista cruzou para o meio da área e o próprio camisa 7 finalizou de cabeça, sem chance para o goleiro do 12 Horas.
Seis minutos depois, o Grêmio ampliou o placar. Vitinho recebeu pela esquerda e cruzou, com muito capricho, para Kevin, que só teve o trabalho de cabecear e estufar as redes. Não perca a conta: Grêmio 3×1 12 Horas.
Antes do árbitro Marcelo Oswasld Bitelbron decretar o fim do primeiro tempo, o Tricolor marcou mais um. Em boa jogada trabalhada, Gazão invadiu a grande área e finalizou, mas arqueiro Ícaro fez a defesa parcial. Na sobra, Émerson ficou com a posse e rolou para Kevin, que só empurrou para balançar o barbante.
Fim da primeira etapa: Grêmio 4×1 12 Horas.
Segundo tempo de Grêmio e 12 Horas pela Copa FGF
Para a etapa final, o técnico Cesar Lopes, do Grêmio, promoveu a entrada de Juan Christian no lugar de Ericson e modificou o sistema tático do time. Com a entrada do avante, o Tricolor passou a atuar num 3-4-3 com variações ofensivas. O intuito foi de pressionar ainda mais o 12 Horas no campo de defesa, e foi o que aconteceu.
Até o 5º minuto de jogo, o Imortal chegou duas vezes com Juan Christian, em chutes de fora da área, e uma com Kevin, após belo cabeceio que passou muito perto da meta do goleiro Ícaro do 12 Horas.
Gerando amplitude pelos lados, o time gremista voltou a marcar apenas aos 15’. Após excelente jogada, Wesley recebeu pela direita ofensiva, invadiu a área e cruzou para Juan Christian, que vinha fechando pelo lado esquerdo. O avante, que entrou muito bem na partida, só conferiu o lance e transformou a vitória em goleada. 5 a 1 para o Tricolor.
Entretanto, o Tricolor só não estava vencendo o duelo com um placar ainda mais elástico por conta da atuação do arqueiro Ícaro. Além das boas interceptações na primeira etapa, o goleiro fez, no mínimo, cinco grandes intervenções e salvou o 12 Horas.
Com o jogo já definido, o Grêmio seguiu controlando o jogo, mas sem muita contundência no terço final. Mesmo com as entradas de Adrian e Rafael Barbosa na parte ofensiva, a equipe gremista cadenciou o confronto nos minutos finais e assegurou a goleada.
Fim de papo no CT Hélio Dourado: Grêmio 5×1 12 Horas
Escalações:
Grêmio: Vini Garcia; Eriscon (C) (Juan Christian), Alison Calegari, Heitor (Rafael Costa) e Vitinho (Jefferson); Gazão (Rafael Barbosa), Jhonata Varela e Bitello; Wesley (Adrian), Émerson e Kevin. Técnico: Cesar Lopes.
12 Horas: Ícaro; Andrey, Kokão, Dodô e Perna; Japa, Rick (Lucão), Kainã e nono; Aly e Marquinhos Técnico: Rivelino Gonçalves.
Cartões amarelos:
Grêmio: Heitor
12 Horas: Andrey
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Renan Jardim / Grêmio FBPA