Grêmio havia tentado banir cânticos racistas e voltou a falhar
Na noite da última quarta-feira, momentos antes do GreNal 435, no Beira Rio, torcedores gremistas foram flagrados entoando cânticos racistas. Segundo a advogada Fernanda Soares, especialista em direito desportivo, o Grêmio pode ser punido com base no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que pune atos discriminatórios.
Punição pode ser grave
A advogada falou quais as penas que podem ser aplicadas;
“Caso o TJD/RS (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul) entenda que o ato foi de extrema gravidade, isso pode atrair penas mais pesadas como perda de pontos, perda de mando de campo ou exclusão do campeonato”
Grêmio tem tomado iniciativas contra o racismo
O Grêmio tem se comprometido em banir comportamentos racistas dos estádios, e para isso tem adotado efetivas iniciativas, que incluem acordos com líderes de torcidas organizadas. No pacote de ações houve uma aliança com a Defensoria Pública da União contra atos discriminatórios.
O clube assinou um protocolo de intenções com a Defensoria Pública, que previa ações de enfrentamento ao racismo institucional e estrutural no futebol. O Grêmio lançou o Projeto Clube de Todos, que inclui treinamento de colaboradores, palestras e diálogo com as organizadas, com o intuito de combater o racismo.
Alexandre Bugin, Vice Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio e membro do Clube de Todos, se manifestou;
“O clube já havia feito ações antes, mas em 2019 unimos forças. É um trabalho amplo e forte, mas exige iniciativas constantes. Já havia uma reunião no clube prevista para a próxima semana e nela vamos retomar os procedimentos, vamos trabalhar de maneira ainda mais intensa”
Na prática o Grêmio toma iniciativas mas não consegue coibir este comportamento por parte de alguns torcedores. O clube vai ter que se defender mais uma vez na justiça. A marca Grêmio fica manchada, a torcida gremista leva a pecha de racista. O ideal seria identificar os infratores e bani-los para sempre dos estádios de futebol. Difícil, sim, mas seria a solução definitiva.