Resistência e luta antirracista: Grêmio faz homenagem ao GE Black Power pelos 50 anos de história
O Grêmio é um dos clubes mais engajados do país na luta antirracista e prestou uma importante homenagem no último final de semana. No sábado (17), o Tricolor destacou o aniversário de 50 anos de história do GE Black Power, enviando uma camisa alusiva à data.
Em seu site oficial, o Imortal destacou a importância da instituição, que é um das equipes mais influentes e importantes na várzea paulista. O clube foi criado com a intenção de se unir e promover a mobilização contra a discriminação racial que acontecia no mundo na década de 60, motivada pela morte do pacifista e líder da resistência não-violenta, Martin Luther King, em 1968.
Durante a festa de comemoração, que foi realizada na capital paulista, a consulesa do Imortal Tricolor em São Paulo, Leticia Mineko, ao lado de Andrea Ladvi, diretora regional, realizaram a entrega de uma camisa com o número 50 ao presidente do GE Black Power, Édson Aparecido Corrêa, que é conhecido como Sr. Branca. Além do manto tricolor personalizado, o clube também foi presenteado com uma flâmula e o livro “Somos Azuis, Pretos e Brancos”.
Grêmio tem forte ligação com o projeto
A ligação do clube gaúcho com o projeto não é de hoje e tem um aspecto especial. Fundado em 24 de dezembro de 1972, o GE Black Power logo iniciou pesquisas para definir seu uniforme e optou por se inspirar no Tricolor Gaúcho e também no Chelsea, da Inglaterra. Atualmente, o time veste as cores azul, preto e branco.
Engajado na luta contra o racismo, o GE Black Power busca ajudar crianças e adolescentes, muito mais do que os inserindo no mundo do futebol. Alguns destaques como Ruy Ramos, Robson Ponte e Zé Sérgio foram revelados no time.
“Não é apenas futebol, é a luta diária por resistência, pelo fim do preconceito, pela extinção do racismo. O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense tem a honra de parabenizá-los pelos 50 anos de trajetória“, destacou o clube gaúcho em seu site oficial.