Grêmio irá ao STJD por racismo ocorrido no GreNal
Clube busca punições severas após episódios de injúria racial durante o clássico no Beira-Rio
Grêmio age sobre suposto caso de racismo
O Grêmio decidiu notificar a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a respeito dos episódios de suposta injúria racial ocorridos durante o GreNal 443, disputado no Beira-Rio em 19 de outubro. A decisão foi tomada após o clube acompanhar o inquérito que está sendo conduzido pela 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, onde seis torcedores do Grêmio registraram Boletins de Ocorrência.
Luiz Paulo Germano, Diretor Jurídico do Grêmio, manifestou a expectativa de que a Procuradoria do STJD iniciasse uma investigação por conta própria, considerando as imagens amplamente divulgadas nas redes sociais após o clássico. No entanto, como não houve a instauração do processo, o clube decidiu agir.
“Em nome das vítimas que buscaram apoio no clube e por defendermos tolerância zero em relação ao racismo, estaremos apresentando essa notícia de infração ao STJD”, afirmou Germano.
10 jogadores que podem ser boas opções para o Grêmio em 2025
Caso foi gravado nas arquibancadas do Beira Rio
As imagens que motivaram a notificação mostram um torcedor do Internacional alisando o próprio braço e apontando para um torcedor Gremista no setor visitante, o que gerou revolta e indignação entre os torcedores e dirigentes do Grêmio. Essa atitude, classificada como racista, não pode passar despercebida no ambiente esportivo.
O Triicolor reafirma seu compromisso em combater qualquer forma de discriminação e se posiciona firme na luta por um futebol mais inclusivo e respeitoso. O clube espera que a ação leve a consequências efetivas para que casos como esse não se repitam no futuro, contribuindo para um ambiente mais seguro e respeitoso para todos os torcedores.
Os números do novo alvo do Grêmio para 2025
Imagem destaque: Canal do Milton Júnior
Um Comentário