Grêmio ficará de olho em jogo importante da Série B nesta noite
O Grêmio está em contagem regressiva para voltar à Série A. Após a vitória por 3 a 0 contra o Sport, na Arena, em partida pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Tricolor chegou aos 53 pontos (56% de aproveitamento), ocupando a segunda colocação do campeonato nacional.
Visando manter-se no G-4 com folga, o Grêmio observa de fora os rivais diretos pelo acesso, especialmente Vasco e Londrina, que irão enfrentar-se nesta quinta-feira, às 21h, em São Januário. Quarto colocado, o Gigante da Colina recebe o clube paranaense, neste momento em sexto (mas com aproveitamento de quinto). Os cariocas têm 48 pontos, enquanto os paranaenses somam 45.
No objetivo gremista de seguir distante de quem estiver em quinto, um tropeço do Londrina pode representar o aumento da vantagem, desde, é claro, que o Tricolor empata ou vença o Sampaio Corrêa em São Luís. Neste cenário, o Imortal poderia terminar a rodada até com 10 pontos de vantagem.
Entretanto, em um cenário pessimista, a diferença pode cair para cinco pontos, em caso de vitória do Londrina e derrota do Imortal. Vale ressaltar que o clube gaúcho visitará o rival paranaense daqui duas rodadas.
Campanha indica o acesso do Grêmio com menos de 60 pontos
Dentro do G4 desde a 13ª rodada, o Grêmio segue a passos largos para conquistar a classificação à Série A, visto que o rendimento atual do bloco da ponta da tabela indica os 59 pontos como número mágico para o acesso. Isso porque, hoje, com 46 pontos, o clube gaúcho estaria na zona de classificação — o Sport possui 46 (47% de aproveitamento). Calculando esse rendimento sobre o total de rodadas da Série B, é improvável que o quinto colocado, no atual cenário, consiga ultrapassar a pontuação de 59.
Com isso, restariam ao Imortal apenas seis pontos (duas vitórias) para consolidar um lugar entre os quatro primeiros. Vale ressaltar que o Tricolor ainda possui sete partidas até o final da Série B.