Sem Gauchão? Grêmio pode se juntar com Nacional e Peñarol em novo torneio
Clubes uruguaios demonstraram vontade de participar do Campeonato Estadual

Grêmio vê com bons olhos torneio com clubes internacionais
A possibilidade de um torneio reunindo Grêmio, Internacional, Peñarol e Nacional vem sendo debatida nos bastidores, especialmente após os clubes uruguaios demonstrarem interesse em disputar o Campeonato Gaúcho. A informação foi divulgada pelo jornalista Jeremias Werneck, do SBT.
Nacional e Peñarol demonstraram a vontade durante o sorteio para a Libertadores e a Sul-Americana, porém, entraves burocráticos tornam a inclusão de clubes internacionais praticamente inviável. Diante disso, uma nova ideia começou a ganhar força: a criação de um torneio independente, disputado paralelamente ao Campeonato Gaúcho.
Além das quatro equipes já mencionadas, outras do Brasil e do Uruguai poderiam ser convidadas. O projeto ainda está em fase inicial, e a principal preocupação dos organizadores é encontrar espaço no já congestionado calendário do futebol brasileiro.
Leia mais
Braithwaite explica decisão de tratar lesão na Europa: “fisioterapeuta holandês”
Nike e +3: Grêmio define prazo para escolher próxima fornecedora de material esportivo
Governo do RS é favorável ao novo campeonato
Ainda seguindo Jeremias Werneck, o governo do Rio Grande do Sul vê com bons olhos a presença de Nacional e Peñarol no estado, já que acredita que isso pode impulsionar o turismo e movimentar a economia, que ainda se recupera das enchentes de 2024.
Enquanto essa possibilidade segue em discussão, o Campeonato Gaúcho de 2026 já tem dez equipes confirmadas: Grêmio, Internacional, Juventude, Caxias, São Luiz, Monsoon, Ypiranga, Avenida, São José e Guarany de Bagé. As duas últimas vagas serão preenchidas por clubes que avançarem na divisão de acesso, cuja disputa acontecerá entre maio e agosto deste ano.