Grêmio busca tirar lições de Corinthians x Palmeiras para vencer na sexta-feira
Corinthians anulou o lado direito de ataque do Palmeiras
Grêmio analisa estratégia do Corinthians para encarar o Palmeiras fora de casa
Após o empate com o Fluminense no Maracanã, o Grêmio enfrenta o Palmeiras nesta sexta-feira (8), e o técnico Renato Portaluppi observa com atenção a estratégia do Corinthians, que recentemente venceu o rival paulista por 2 a 0. Na ocasião, o técnico do Corinthians, Ramón Díaz, utilizou um sistema com três zagueiros e uma linha de cinco defensores, que foi eficaz em conter o ataque do Palmeiras.
O Corinthians atuou em um esquema 3-4-1-2, com o meia Garro à frente dos atacantes Depay e Yuri Alberto, e recuava os alas para formar uma linha de cinco na defesa. A marcação no setor direito, onde joga o jovem Estevão, foi essencial. Hugo, o lateral corintiano, neutralizou o atacante palmeirense com marcação intensa, muitas vezes auxiliado pelos zagueiros Felix Torres e pelo volante Martínez.
Leia mais
Aprovado? Grêmio pode usar 3 volantes contra o Palmeiras
Para Renato, essa organização defensiva pode ser uma inspiração para o tricolor. Com o objetivo de conter o volume ofensivo do Palmeiras, que teve 59% de posse de bola e 17 finalizações contra o Corinthians, o técnico gremista considera manter um esquema mais fechado, priorizando o bloqueio dos principais setores de ataque do adversário.
Leia mais
A aposta do Palmeiras para vencer o Grêmio no Allianz Parque
No aspecto ofensivo, o Corinthians foi eficaz: marcou seus dois gols em apenas seis finalizações, um índice que o Grêmio pretende repetir. Se quiser adotar um sistema semelhante, Renato tem Cristaldo e Monsalve como opções para ocupar o papel de Garro, dando equilíbrio entre retenção de bola e velocidade na transição para o ataque. Soteldo e Aravena também disputam posição ao lado de Braithwaite no ataque gremista.