maior campeão da copa do brasil
CampeonatoNotícias

Grêmio pode voltar a ser o maior campeão da Copa do Brasil mesmo sem jogar

1.58Kviews

O Grêmio é considerado o segundo maior vencedor da Copa do Brasil, com 5 títulos. O tricolor gaúcho fica atrás apenas do Cruzeiro, que detém 6 títulos do torneio nacional. Mas isso tem chance de acabar e o Grêmio pode se tornar o maior campeão da Copa do Brasil sem jogar. Isso porque, o Cruzeiro vem sendo investigado pela Câmara Nacional de Resoluções de Disputas da CBF e poderá perder os títulos conquistados contra Flamengo e Corinthians. Mais abaixo você vai entender melhor o caso.

Se punido, o Cruzeiro poderá perder os títulos das Copas do Brasil de 2017 e 2018. Além disso, o Cruzeiro poderá ser proibido de registrar novos jogadores. Tudo isso como parte da punição a ser confirmada. Flamengo e Corinthians herdariam os títulos perdidos do Cruzeiro, pois foram vice-campeões em 2017 e 2018, respectivamente. Quem divulgou a informação foi o jornalista Andrei Kampff, do UOL.

É provável que você também goste:

Clube alemão aceita pagar o valor exigido pelo Grêmio para levar Luan

Grêmio pode voltar a ser o maior Campeão da Copa do Brasil

A venda do uruguaio Arrascaeta ao Flamengo, é um excelente exemplo de caso que pode levar uma severa punição da FIFA. Primeiro por negociar os direitos econômicos do jogador com terceiros, o que é proibido pela entidade. Segundo porque, o clube teria descumprido as regras do fair play financeiro. O Supermercado BH conseguiu, na Justiça, que o Flamengo pague 25% dos direitos econômicos à ele e não ao Cruzeiro. Essa cessão de direitos econômicos com terceiros é proibida pelo artigo 18 da Fifa. Quem explica o blog Lei em Campo, do site UOL.

“O que a cessão indica é que o Cruzeiro constituiu seu elenco campeão das Copas do Brasil de 2017 e 2018 sem que tivesse condições financeiras para tal e, pior, utilizando-se de violação das normas da FIFA ao ter interferência de terceiros para contratação de atletas.”

Analogicamente, o clube mineiro teria utilizado uma espécie de doping financeiro para se beneficiar desportivamente, eis que obteve vantagem por meios que não teria de forma natural e normativa”, analisa Andrei Kampff, que também é advogado.

Se o Cruzeiro perder os dois últimos títulos da Copa do Brasil Conquistados em 2017 e 2018, o Grêmio pode voltar a ser o maior campeão da Copa do Brasil, com 5 títulos, contra os 4 títulos que o Cruzeiro ficaria. Lembrando que o Grêmio ainda disputa a Copa do Brasil 2019 e tem boas chances de conquistar seu sexto título na competição nacional.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.