Grêmio: não adianta apenas promover jovens ao time principal
O Grêmio promoveu alguns jogadores da Copa São Paulo ao time principal, provavelmente para que Vagner Mancini tenha mais material humano durante os treinamentos. Entre eles o zagueiro Gustavo Marins e o lateral-direito Lucas Kawan, ambos são tratados como grandes promessas.
A questão é que não adianta apenas promover jogadores, é preciso dar chance a eles. É claro que um garoto não vai começar entre os titulares logo de cara, o ideal é que vá ganhando espaço aos poucos. Dessa maneira, o atleta não sente a pressão da transição e da mudança em sua vida.
No Grêmio é comum que jogadores só ganhem lugar no time principal depois que passam dos 20 anos, o que é extremamente errado. Vanderson acabou sendo uma exceção, surgindo novinho e logo sendo vendido. Ele é um exemplo que deve ser usado por direção e comissão técnica.
Ferreira já tem 24 anos, mas muita gente acha que ele ainda é um guri. Acontece que demorou muito para ganhar oportunidades e agora já está “velho” para ser vendido ao futebol europeu. Até mesmo Pepê e Everton Cebolinha demoraram a ganhar espaço.
Uma coisa é o jogador ser promovido ao grupo de cima e outra bem diferente é ele realmente ter oportunidades e jogar pelo time. É claro que o desempenho nos treinamentos mostra quem está pronto e quem precisa de mais tempo. Mesmo assim, apressar o processo é importante.
Guris vão ter chance no Grêmio?
Em 2021 o Grêmio apostou nos jovens goleiros Brenno e Gabriel Grando, em vez de comprar um veterano e gastar milhões com isso.
A direção precisa seguir essa mesma ideia, agora com Gustavo Marins e Lucas Kawan, entre outros que podem ser aproveitados.
Enfim, gostou da notícia
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Divulgação Grêmio