Últimas Notícias do Grêmio

Grêmio de novo esquema tático? Entenda quais os planos de Renato

Treino do Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/ Grêmio

Renato pode implantar novo esquema tático no Grêmio

O técnico Renato Portaluppi vem quebrando a cabeça para definir a escalação ideal do Grêmio para a disputa da temporada de 2023. A principal dúvida do comandante envolve a escolha do esquema tático. Apesar de ter preferência pelo 4-2-3-1, a ausência de alternativas de qualidade para o time titular já fizeram Renato mudar de ideia em mais de uma oportunidade. Agora, com novos reforços no elenco, a tática pode, mais uma vez, ser alterada.

Leia mais:

Goleiros do Grêmio encerraram treino de forma inusitada; confira

Suárez e João Pedro podem atuar juntos como titulares do Grêmio?

Durante o Campeonato Gaúcho, o técnico optou por inovar e viu o Tricolor tem sucesso atuando com três meias-atacantes em campo, além do uruguaio Luis Suárez no ataque. No entanto, com a chegada da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, com jogos mais pesados, o esquema acabou sendo desfeito.

Após tentar, sem sucesso, utilizar um 3-5-2, Renato, novamente, reinventou o Grêmio, desta vez fazendo o uso de três zagueiros. Atuando no 3-4-3, o Imortal subiu de produção e alcançou a semifinal da Copa do Brasil, além de se colocar na disputa pelo título do Brasileirão.

No entanto, a formação com três defensores vem apresentando defeitos e um novo esquema tático já é vislumbrado pela comissão técnica. Nos bastidores, Renato estuda a possibilidade de passar a utilizar o 4-4-2.

A opção pelo novo esquema se deve, principalmente, a chegada de um novo reforço. O atacante João Pedro, de 31 anos, que inicialmente foi contratado para ser reserva imediato e opção a eventuais ausências de Luisito, pode virar um parceiro do uruguaio no setor ofensivo.

Se a escolha de Renato for pelo 4-4-2, o meio de campo também terá modificações. O esquema pede um jogador mais técnico e um velocista. O primeiro nome pode ser Bitello, que apresentou uma queda de produção nos últimos jogos. Já a velocidade ficaria a cargo de Ferreira, que está retornando ao time após lesão, com o argentino Lucas Besozzi, outro recém-contrato, sendo alternativa.

Bruno Loreto

Jornalista formado pela UNISC, de Santa Cruz do Sul, com pós-graduação em Jornalismo em Base de Dados pela Uninter, apaixonado por futebol e, principalmente, pelo Grêmio. Fanático pelo Tricolor há 27 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo