Grêmio pode ser ‘beneficiado’ por outros times do Brasileirão
O Tricolor busca alcançar o objetivo nas últimas sete rodadas da competição

Clubes do Brasileirão podem ajudar Grêmio em meta desafiadora
O Grêmio segue focado em afastar de vez o risco de rebaixamento, mas agora, além da luta contra o Z4, uma nova meta aparece no horizonte: a vaga em competições internacionais. Com a reta final do Brasileirão em andamento, o Imortal ocupa a 11ª posição, somando 38 pontos em 31 partidas.
Apesar de estar apenas quatro pontos acima da zona de rebaixamento, o clube já começa a sonhar com a classificação para a Copa Sul-Americana – e, quem sabe, até para a Libertadores do ano que vem. E essa chance de ouro pode ganhar força com uma “ajudinha” externa.
A classificação de Botafogo e Cruzeiro na Libertadores e na Sul-Americana, respectivamente, abre a possibilidade de expansão no número de vagas brasileiras para a Libertadores, transformando o atual G6 em um possível G9. Com isso, o Tricolor, que briga no meio da tabela, pode acabar alcançando uma vaga.
Grêmio pode ter marca inédita no Brasileirão contra o Fluminense
Cenário para o G9 virar realidade
- Botafogo: o atual líder do campeonato precisaria conquistar a Libertadores, superando o Atlético-MG;
- Flamengo: o atual 4º colocado teria que levar a Copa do Brasil, também contra o Atlético-MG;
- Cruzeiro: na 8ª posição, os mineiros precisariam vencer a Sul-Americana contra Corinthians ou Racing-ARG e manter a posição na tabela.
Chances matemáticas
Estatísticas da UFMG mostram que as chances do Grêmio chegar à Libertadores via G6 são modestas, apenas 0,19%. Contudo, o Imortal tem 59,6% de probabilidade de assegurar vaga na Sul-Americana em 2025. O risco de rebaixamento, por outro lado, também existe, mas é bem menor, com apenas 5,4% de possibilidade.
Grêmio deve contratar quase um time inteiro para 2025
Imagem destaque: Lucas Uebel/ GFBPA/ Divulgação