Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Grêmio pode ser punido por caso de racismo contra o Palmeiras?

A tendência é que não exista penalidade

0

- Publicidade -

O Grêmio ganhou vários problemas após o jogo contra o Palmeiras. Em imagens que circulam pelas redes sociais, um torcedor gremista foi flagrado imitando um macaco em direção à torcida do Palmeiras. O UOL Esporte repercutiu o caso.

“Também é preciso destacar que mais uma vez foi documentado um caso de racismo envolvendo a torcida gremista, que já resultou em punição para a equipe no caso Aranha. É uma situação diferente, mas que também será analisada pela Procuradoria e poderá prejudicar a equipe”, comentou o advogado especialista em direito esportivo, Vinicius Loureiro.

- Publicidade -

Em 2014 o clube foi excluído da Copa do Brasil após a torcida chamar o goleiro do Santos, Aranha, de macaco. O clube havia perdido o jogo por 2 a 0 em casa, mas ainda restava a partida da volta. Mesmo assim, não houve o segundo jogo e o time foi expulso do torneio.

Grêmio não deve ser punido por caso de racismo

O caso pode ser enquadrado no Artigo 243-G, que diz o seguinte:

“Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

O Código de Justiça prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil, com suspensão de 120 a 360 dias quando praticada por qualquer pessoa submetida ao manual. Entretanto, o clube parece não correr risco de perda de pontos ou algo do tipo. Veja o que diz o CBJ:

“Caso a infração prevista neste artigo seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva, esta também será punida com a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida”, diz o texto.

Como apenas um torcedor fez os gestos, em tese, não há risco. Entretanto, assim que identificado, aquele gremista será impedido de ir ao estádio por 720 dias.

- Publicidade -

Enfim, gostou da notícia?

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Raul Pereira / AFP

Comentários do Facebook

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais