Grêmio precisa de aproveitamento de G4 para não ser rebaixado
A derrota para o Atlético Mineiro fora de casa elevou o aproveitamento que o Grêmio precisa ter nas últimas rodadas para não ser rebaixado. O time tem 26 pontos e tem que chegar ao menos até 43 para não cair de divisão. Ou seja, é preciso somar aos menos mais 17 pontos.
Com ainda 10 jogos para realizar na competição da CBF, há 30 pontos em jogo para o tricolor gaúcho. Desse modo, é necessário somar 56,66% dessa quantidade, para chegar aos tais 43 pontos e ficar livre da Série B. Contudo, conforme a UFMG, 43 pontos representam ainda 34% de risco de queda.
Somar 18 pontos de 30 possíveis, para ir aos 44 e diminuir o risco para 14,62% representa atingir um aproveitamento de 60% dos pontos. Atualmente o Flamengo tem 61,7% dos pontos conquistados, estando em terceiro lugar, mas com aproveitamento melhor que o vice-líder Palmeiras.
Além disso, somente estes dois times e mais o líder Atlético Mineiro possuem aproveitamento superior a 56,66% dos pontos disputados desde então. Ou seja, se o Grêmio conseguir esse feito e tivesse mantido o desempenho nas 38 rodadas, provavelmente acabaria no G4.
Grêmio depende de campanha heroica para não ser rebaixado
Os matemáticos indicam que o tricolor gaúcho tem entre 83% e 85% de risco de rebaixamento. A cada novo tropeço, os cálculos são refeitos e os números passam a ser mais difíceis de atingir.
Não basta apenas ganhar seus jogos, é preciso secar os rivais. Porque se Bahia, Juventude e Sport pararem de pontuar, poderá ser possível não cair com menos de 43 pontos.
Por outro lado, se eles continuarem somando pontos, a tendência é de que aumente essa exigência.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Lucas Uebel / Grêmio FBPA