O que o Grêmio precisa fazer para ser campeão do Brasileirão 2023?
Quais são as chances do Grêmio ser campeão do Brasileirão 2023?
Com as duas vitórias seguidas no Brasileirão 2023, diante de Cruzeiro e Cuiabá, o Grêmio voltou a embalar na competição. Com os resultados, o Tricolor saiu da quinta para a terceira colocação, ficando a dois pontos do Palmeiras, vice-líder. Além disso, vários torcedores do Imortal, também por causa dos resultados recentes do Botafogo, voltaram a acreditar no título brasileiro.
Leia mais:
Antônio Brum não se cala e revela estratégia do Grêmio para o ‘pós-Suárez’
Time da Champions League agita o mercado e entra na disputa por Bitello
Para alcançar esse sonho, que ainda está distante, o Tricolor Gaúcho terá de alcançar marca histórica recente do clube. Em 2010, também sob o comando de Renato Portaluppi, o time fez uma campanha marcante no segundo turno do Brasileirão, conquistando cerca de 75% dos pontos. Tal feito teria que ser repetido, além de precisar contar com a queda técnica do Fogão, para que o sonho do título se torne realista.
No momento, o Imortal Tricolor está a 12 pontos da equipe do Bruno Lage, que vem de derrota para o Botafogo. O feito de fazer mais pontos no segundo turno do que no primeiro é relativamente comum para o Grêmio. Isso já aconteceu em cinco edições diferentes do Campeonato Brasileiro desde 2006 (2006, 2007, 2010, 2019, 2021), quando a competição passou a ser disputada com 20 clubes.
Até o momento, a equipe comandada por Renato já conquistou seis de nove pontos possíveis, ou seja, um aproveitamento de cerca de 66% de aproveitamento. Tal aproveitamento já foi suficiente para reduzir dois pontos para o líder. Caso alcance 75% de aproveitamento até o término do segundo turno, o time liderado por Luis Suárez terminará com 76 pontos.
Esse número de pontos foi suficiente para Flamengo e Atlético-MG conquistarem o Brasileirão em 2020 e 2021, respectivamente.