Após sustos, Grêmio ainda precisa melhorar linha defensiva
Setor tem sido preocupação no 2025 do Tricolor

Defesa do Grêmio ainda preocupa
Apesar de não ter sofrido gols nas últimas duas partidas, o Grêmio ainda enfrenta problemas defensivos que acendem o sinal de alerta. O empate em 0 a 0 contra o Atlético Grau, pela Copa Sul-Americana, foi mais um capítulo de uma defesa que, embora mais segura, ainda apresenta falhas de posicionamento preocupantes.
Sob o comando de Mano Menezes há apenas cinco jogos, o Tricolor começou a implementar uma nova proposta defensiva baseada na marcação por zona — diferente das perseguições individuais utilizadas por Gustavo Quinteros. Mesmo com pouco tempo para treinar, por conta da sequência de partidas a cada três ou quatro dias, a mudança já tem surtido efeito com mais organização e equilíbrio.
Leia meia
O retrospecto do árbitro Davi Lacerda em jogos do Grêmio
Grêmio terá 3 reforços caseiros para enfrentar o Bragantino
Ainda assim, erros em lances pontuais mostram que a adaptação está longe de ser completa. No Peru, o Tricolor cedeu duas chances claras na primeira etapa, ambas com o atacante Bandiera se infiltrando entre os zagueiros. Na segunda, inclusive, o time peruano acertou a trave, expondo a vulnerabilidade na leitura de espaço da defesa gremista.
O novo sistema exige sincronia e entendimento coletivo, algo que Mano tentará aprimorar mesmo em meio à maratona de jogos. Neste sábado, contra o Bragantino, vice-líder do Brasileirão, o teste será ainda mais desafiador — e os ajustes precisam ser rápidos para evitar que pequenos erros custem caro diante de um adversário em grande fase.