Grêmio precisou de tapetão na Série B? Entenda a verdade
Existe uma lenda na internet de que o Grêmio precisou do tapetão para subir para a Série A em 1992. Quando a segundona começou, o tricolor era apontado como o grande favorito e os torcedores cobravam um bom desempenho da equipe, só que isso não aconteceu. Mesmo assim, deu para subir para a elite novamente.
O regulamento da CBF previa que os oito primeiros colocados – é isso mesmo – subiriam para a primeira divisão. Entretanto, um dia antes da competição começar, a entidade organizadora mudou as regras e garantiu que os 12 primeiros colocados iriam para a elite do próximo ano.
O Grêmio acabou a competição em nono lugar, sem fazer grande esforço para subir de divisão. Se fosse pelo regulamento antigo, o tricolor teria continuado na Série B por mais um ano. A competição foi disputada por 32 equipes, que jogaram 14 vezes na primeira fase. Assim, o Grêmio fez só 17 pontos, mas já foi o suficiente.
Na segunda fase, os 12 times classificados foram divididos em três grupos de quatro equipes, com o Grêmio somando mais 6 pontos. O tricolor gaúcho foi eliminado nesta segunda fase, terminando o torneio na nona posição. No fim das contas, o Paraná foi campeão batendo o Vitória na decisão.
Grêmio não precisou de tapetão para subir de divisão
Em 1993 o Grêmio foi um dos 32 participantes da Série A do Brasileirão e foi eliminado na primeira fase, acabando em quarto lugar num grupo de oito times e que passavam apenas os três melhores.
O Vitória, que havia sido vice-campeão da Série B do ano anterior chegou na decisão contra o Palmeiras e foi derrotado nos dois jogos. Além disso, o Grêmio foi o 11º colocado da competição e convidado para a Copa Conmebol 1994.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O regulamento foi o próprio tapetão. Isso é óbvio.
Eh… não da pra tapar o sol com a peneira