Grêmio e Seleção Brasileira: os jogadores convocados que representaram o clube
Neste sábado (17), o Brasil entra em campo no primeiro amistoso da Data Fifa, contra Guiné. Os jogadores iniciaram a apresentação em Barcelona, no último domingo (11). Entre eles, o lateral-esquerdo Alex Telles e o lateral-direito Vanderson, ex-jogadores do Grêmio. No clima do duelo, confira alguns dos convocados ao longa da história que representam o Tricolor Gaúcho.
Grêmio e Seleção Brasileira: Ronaldinho
O ex-jogador iniciou sua carreira nas categorias de base do Imortal e logo mostrou todo o seu talento com a bola. No imortal, o craque brasileiro disputou 94 partidas e anotou 75 gols. Ao longo da sua trajetória teve diversas convocações para a Seleção Brasileira e seu desempenho com a amarelinha dispensa comentários.
Anderson Polga e Luizão (pentacampeões do mundo)
O zagueiro iniciou no profissional do time gremista no ano de 1999 e permaneceu até a temporada de 2003. Na Seleção Brasileira, o defensor esteve presente no elenco que foi Campeão do Mundo em 2002.
“Acertei com o Grêmio porque precisava jogar para ir à Copa. Mas o clube também aproveitou a oportunidade de levar um atleta de Seleção Brasileira barato. O Grêmio me usou, e eu usei o Grêmio. Estou no meu direito”, disse Polga.
Após uma longa passagem pelo Corinthians, o centroavante Luizão assinou com o Imortal para a temporada de 2002. Convocado para a Copa do Mundo no mesmo ano, o atleta esteve presente no elenco que conquistou o penta. Na ocasião, quando acertou com o Grêmio, ele concedeu uma entrevista para o Folha de São Paulo e explicou a sua decisão.
Leia mais:
Grêmio bate o martelo e define situação de Suárez, aponta perfil
Lucas Leiva (Olímpiadas de Beijin 2008)
O volante iniciou sua trajetória com a camisa gremista no ano de 2002 e permaneceu até 2007. No ano da sua saída, o jogador foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 e na temporada seguinte conquistou o bronze nas Olímpiadas de Beijin. O ex-jogador também tem passagens pela seleção principal.
Luan (Ouro Olímpico no Rio de Janeiro em 2016)
O atacante iniciou nas categorias de base do Tricolor em 2013 e no ano seguinte subiu para o profissional. Com boas atuações, Luan acumulou convocações para a Seleção Brasileira Sub-20 e Sub-23. Assim, em 2016, o jogador estava na equipe que conquistou o ouro nas Olímpiadas, que ocorreu no Brasil.
Everton Cebolinha (Copa América de 2019)
No profissional do Tricolor desde 2014, o atacante brilhou e participou da conquista da Copa América 2019 pela Seleção Brasileira. Everto Cebolinha também atuou com a amarelinha na mesma competição no ano de 2021. Na ocasião, a Seleção Canarinho foi derrotada pela Argentina na decisão.