Grêmio está em seleto grupo de clubes brasileiros na Libertadores; confira

Grêmio faz parte de lista específica da Copa Libertadores
O Grêmio é considerado um dos clubes mais copeiros do país, muito por conta de seu histórico positivo em competições mata-mata na história. Vale lembrar que o Imortal tem três títulos da Taça Libertadores da América, junto de Santos, Palmeiras e Flamengo, mostrando sua tradição.
Leia mais:
FIFA ignora o título Mundial do Grêmio e torcida vai à loucura na web
Entenda de uma vez por todas o caso Foz, Pepê e Grêmio; como a CBF deve agir?
A página Noite de Copa, em seu perfil do X (antigo Twitter), publicou um levantamento envolvendo a maior competição da América do Sul. Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e o Palmeiras são os únicos times brasileiros que venceram partidas em todos os países do continente na competição.
De acordo com a publicação, mais de 215 clubes já participaram da ‘Liberta’, mas somente 10 conseguiram esse feito relevante. Destaca-se também que o ranking não leva em consideração os jogos em solo mexicano, caso contrário, a Raposa ficaria de fora da lista publicada.
Lugares restantes para outras equipes do Brasil vencerem
- Internacional/RS – Colômbia;
- Atlético/MG – Equador;
- Corinthians/SP – Peru;
- Santos/SP – Venezuela;
- São Paulo/SP – Equador;
- Athletico/PR – Colômbia, Equador e Venezuela;
- Vasco da Gama/RJ – Argentina, Bolívia e Paraguai;
- Fluminense/RJ – Bolívia, Equador e Uruguai;
- Botafogo/RJ – Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Venezuela.
Futuro e o retrospecto
Em 2024, o Imortal Tricolor vai em busca do tetracampeonato, por ter terminado o Campeonato Brasileiro 2023 na segunda posição, se classificando diretamente para a fase de grupos do torneio – o Tricolor tem três Libertadores em seu currículo, em 1983, 1995 e 2017. A sua última participação foi em 2021, quando enfrentou o Independiente Del Valle, do Equador, nos playoffs classificatórios.
Imagem destaque: Lucas Uebel/Grêmio