Grêmio toma sufoco, mas conta com brilho de Thaciano e Adriel e está na final do Gauchão 2023
Os quase 40 mil presentes essa tarde/noite na Arena não esperavam tanto drama para avançar a mais uma final do Gauchão. Adriel foi o grande herói da partida, defendendo duas penalidades.
Pressão desde o apito inicial
Assim como na partida em Erechim, o primeiro tempo foi totalmente do Grêmio. Logo aos 2 minutos de partida a primeira chegada. Bitello arrancou pela esquerda e encontrou Thaciano na entrada da área. O meia finalizou, a bola desviou na defesa, e o goleiro Caíque espalmou para o lado. Luis Suárez tentou a finalização no rebote, mas mandou longe do gol.
Aos 12 minutos foi a vez de Everton Galdino. João Pedro arrancou pela direita e rolou na entrada da área para o atacante que finalizou forte, passando perto. Aos 17 a melhor chegada do Grêmio na primeira etapa. Zinho, que entrou aos 15 no lugar de Ferreira que sentiu lesão na virilha, tocou a bola para Vina que viu Suárez entrando na área e cruzou. Luisito tentou o cabeceio mas não alcançou, o que atrapalhou um pouco o goleiro Caíque que precisou espalmar para o lado no susto.
Após mais de vinte minutos, Luisito Suárez teve nova oportunidade. Aos 33 Galdino recuperou a bola no meio de campo tocando para Bitello. O meia tocou na frente para Suárez que, dentro da área, finalizou cruzado mas novamente sem perigo para o gol do Ypiranga.
Aos 37 um lance que a torcida pediu pênalti, mas o árbitro principal nada marcou e o árbitro de vídeo não chamou. Cruzamento na área e Thaciano foi pra dividida com zagueiro do Ypiranga. O zagueiro do Ypiranga chutou a bola forte para afastar, aparentemente com o pé mais alto que Thaciano, o qual o acertou na sequencia.
No final da primeira etapa o Grêmio seguiu a pressão, mas sem conseguir converter. Aos 45 e 48 duas chances para Bitello. Primeiro arriscou de longe e o goleiro afastou para escanteio. Na sequencia, dentro da área ficou cara a cara, mas finalizou no meio gol. O goleiro Caíque afastou com os pés.
Susto e alívio no segundo tempo
O Grêmio voltou para a segunda etapa com uma modificação. Renato sacou Everton Galdino e colocou Thiago Santos para o desespero da torcida tricolor. O Grêmio começou cedo a pressão, logo aos 4 minutos em linda jogada de Suárez. Deu uma caneta de cinema no zagueiro do Ypiranga e quase sem ângulo finalizou, obrigando o goleiro Caíque a fechar as pernas e dar rebote. Zinho pegou de primeira e chutou forte, passando perto mas sobre o gol.
Dois minutos depois Bruno Alves viu Suárez entrando na área e tocou em profundidade. O uruguaio se atirou na bola e chutou por cima do gol. No minuto seguinte o crime, na única chegada do Ypiranga. Em saída de bola errada entre Thiago Santos e Bruno Alves, o Canarinho roubou a bola e, com um buraco na entrada da área, Mossoró acertou um belo chute e abriu o placar.
Renato então resolveu ir para o tudo ou nada, pois precisava de dois gols para levar a partida para os pênaltis. O empate não demorou muito, vindo aos 16 minutos. Em cobrança de escanteio curta, Bitello recebeu a bola e cruzou para área. Destaque do Ypiranga na partida, o goleiro Caíque saiu mal e Thaciano apenas escorou de cabeça empatando a partida.
O Grêmio seguiu na pressão buscando o segundo. Aos 22 Luisito arriscou da entrada da área e Caíque espalmou para escanteio. Na sequencia, pra delírio do torcedor, Renato sacou Thiago Santos para a entrada de Diego Souza.
A pressão surtiu efeito aos 31 minutos. Em nova cobrança curta de escanteio, Reinaldo recebeu de Zinho e cruzou na área para Bruno Alves testar firme, sem chances para o goleiro Caíque.
Adriel salva e coloca o Grêmio na final
Os minutos finais foi de pouco futebol, com os times muito cansados. Com a vitória por um gol, a partida foi para os pênaltis e eis que surgiu o herói: ADRIEL!
Reinaldo abriu as cobranças e acertou a trave. Na sequencia o Ypiranga empatou e o Grêmio emendou acertos com Franco Cristaldo, Bitello e Luís Suárez. Na quarta cobrança do Ypiranga, Adriel fez a primeira defesa. Podendo carimbar a classificação, Diego Souza carimbou o travessão praticamente igual a Reinaldo.
Na sequencia dois acertos para cada lado. Bruno Alves e Gustavinho converteram. Até que Adriel pegou a última cobrança e garantiu o Grêmio em mais uma final estadual.
O Grêmio agora aguarda a definição entre Inter e Caxias. Na primeira partida, empate por 1 a 1. Amanhã a decisão no Beira-Rio. Duas coisas são certas: o Grêmio jogará as finais dos próximos dois finais de semana e a grande decisão será na Arena.