Últimas Notícias do Grêmio

Grêmio tem 3ª pior campanha em 10 anos após 18 rodadas do Brasileirão

Tricolor está a apenas um ponto do Vasco, primeiro time dentro da zona de rebaixamento

Gremio x Deportivo Riestra elenco athletico
Imagem: Lucas Uebel / Grêmio

Com 21 pontos, Grêmio flerta com o Z-4 do Brasileirão

A campanha do Grêmio no Campeonato Brasileiro Série A de 2026 acende um sinal de alerta. Após 18 rodadas disputadas, o Tricolor Gaúcho ocupa a 16ª colocação com 21 pontos o primeiro time fora da zona de rebaixamento —, e tem apenas um ponto de vantagem sobre o Vasco da Gama, primeiro clube dentro do Z-4. O desempenho do time de Luís Castro é o terceiro pior registrado pelo clube nas últimas dez edições do torneio nacional no mesmo recorte de rodadas.

Só pior do que 2024 e 2021

Nos últimos dez anos de Brasileirão, apenas duas campanhas gremistas foram piores do que a atual após a 18ª rodada. A mais crítica foi a de 2024, quando o Tricolor somou apenas 14 pontos e ocupou a 18ª colocação com a ressalva de que, em função das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o clube havia disputado apenas 16 partidas até aquele ponto. A segunda pior foi em 2021, com 16 pontos e 18ª posição em 17 jogos — temporada que terminou com o rebaixamento para a Série B.

Essas foram as únicas duas ocasiões, na última década, em que o Grêmio encerrou a 18ª rodada dentro da zona de rebaixamento. O desfecho foi negativo somente em 2021, quando o clube terminou a competição na 17ª colocação com 43 pontos. Em 2024, o Tricolor se recuperou e encerrou o Brasileirão na 14ª posição com 45 pontos.

Leia mais

Grêmio atrasa direitos de imagem e define prazo para pagamento

Últimas do Grêmio: mudanças no vestiário, situação financeira delicada e áudio vazado

2026 é a terceira pior marca em pontos

Em termos de pontuação, a campanha atual também preocupa. Os 21 pontos somados até a 18ª rodada ficam abaixo de todas as outras edições analisadas, com exceção de 2024 e 2021. Em 2025, o Grêmio havia somado 20 pontos no mesmo recorte e terminou na 14ª colocação um precedente que indica possibilidade de recuperação, mas que não elimina o risco.

O outro lado: quando o Grêmio brigava por cima

Para contextualizar a gravidade do momento, basta olhar para as melhores campanhas do clube no mesmo recorte. Em 2017, ano da conquista da Libertadores sob o comando de Renato Portaluppi, o Tricolor era o vice-líder do Brasileirão com 36 pontos após 18 rodadas a melhor marca da última década. Em 2016 e 2018, o clube ocupava a quarta colocação, com 32 e 33 pontos respectivamente, brigando por vaga na competição continental.

A distância entre aquelas campanhas e a atual é grande. O Grêmio de 2026 precisa reagir com urgência para afastar o fantasma de 2021 e repetir a recuperação de 2024.

Gustavo Langer

Fotógrafo esportivo e setorista do Grêmio há 4 anos. Atuo na cobertura diária do clube, acompanhando bastidores, jogos, entrevistas e os principais acontecimentos . Antes de atuar no Portal do Gremista, minha trajetória iniciou no Jornal NH e na Rádio ABC 103.3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo