Grêmio tem melhor aproveitamento ao escalar Campaz na Série B
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Grêmio vive um momento estável na temporada de 2022. Em quarto lugar na Série B 2022 e invicto há 10 jogos na competição, o Tricolor Gaúcho tem sido eficiente em relação a soma de pontos, mesmo que muitas vezes a falta de desempenho e estilo de jogo incomodem a torcida gremista.
Tabela de conteúdos
Problema na armação do Grêmio
Desde a chegada do técnico Roger Machado, o comandante gremista tentou diferentes esquemas táticos para buscar uma melhor atuação da equipe. Iniciou sua trajetória apostando no 4-1-4-1, o qual foi campeão do Gauchão 2022. Após um começo instável na Série B, o treinador apostou no 3-4-3, para ter mais segurança defensiva. Funcionou.
O Grêmio tem a melhor defesa do campeonato até o momento, com apenas cinco gols sofridos. Mas, a falta de ofensividade pesou e Roger mudou mais uma vez nos últimos dois jogos: atuou em um 4-2-3-1, para ter um armador na equipe. O esquema foi elogiado por Diego Souza em coletiva.
No entanto, o principal candidato para a vaga, o colombiano Jaminton Campaz, tem oscilado na temporada. A contratação mais cara da história do Grêmio não atuou bem no empate diante do Bahia, sendo substituído por Pedro Lucas. A apresentação apagada do camisa 7 gremista abriu a discussão sobre se o jogador deve ser titular ou não.
Com Campaz em campo entre os 11 iniciais, o Grêmio jogou sete jogos, venceu três, empatou três e perdeu apenas um. Conquistou 12 pontos de 21 disputados, o que gera 52% de aproveitamento. Já sem o meia, foram nove partidas, sendo três vitórias, cinco empates e uma derrota, 14 pontos conquistados de 27 possíveis, com 51% de aproveitamento.
Embora tenha somado menos pontos, o aproveitamento é ligeiramente melhor com o atleta em campo, mesmo que ele não implique diretamente nos resultados. Cabe a Roger Machado achar uma alternativa para melhorar o desempenho do jogador e do Grêmio nas próximas partidas.
Um Comentário