Grêmio teve alto aproveitamento no mês de julho
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Consolidado no G-4 da Série B, lugar que ocupa desde a 13ª rodada quando ganhou do Sampaio Corrêa, no dia 18 de junho, na Arena, o Grêmio conseguiu assumir a vice colocação do campeonato nacional neste mês de julho.
Seguindo a lógica que tem guiado o Tricolor no torneio, o Imortal alcançou, nestes últimos 31 dias, três vitórias dentro de casa e três empates longe dos seus domínios. Com esses resultados, o Imortal abriu mais vantagem entre os quatro primeiros colocados.
A primeira partida do clube gaúcho em julho foi contra o Bahia, em Salvador, onde o Tricolor conseguiu levar um ponto para casa. Após isso, o Grêmio teve dois confrontos na Arena, tendo conquistado dois resultados importantíssimos para o restante do campeonato: vitórias contra o Náutico e Tombense, mostrando bom futebol diante de sua torcida.
Contra o Brusque, entretanto, o Imortal voltou a empatar longe de seus domínios, tendo que compensar com uma vitória contra a Ponte Preta, no sábado retrasado (23). Completando a sequência do mês, o Grêmio enfrentou a Chapecoense na última terça-feira (26), novamente ficando apenas no empate — um modesto 0 a 0.
Jogos como mandante elevam o aproveitamento do Grêmio
Mesmo não conseguindo obter vitórias fora da Arena, o Grêmio tem vencido todas as suas partidas dentro de casa. Com isso, após três vitórias em Porto Alegre e três empates longe da capital do Rio Grande do Sul, o Tricolor conseguiu estabelecer um aproveitamento de 66,6% nos confrontos do mês de julho, número superior ao rendimento do time em todas as partidas da competição (58,7%).
Caso mantenha o retrospecto dos últimos 31 dias (ganhar em casa e empatar fora), o clube gaúcho subirá com facilidade para a Série A do campeonato nacional, já que chegaria aos 72 pontos no total. Entretanto, é complicado imaginar que o Grêmio possa ganhar todos os seus jogos restantes na Arena, o que forçaria o Tricolor a vencer fora de casa, facilitando o seu acesso.