Grêmio x Chapecoense no 1º turno foi marcado por erro de arbitragem
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A partida da segunda rodada da Série B 2022 entre Grêmio x Chapecoense, na Arena, ficou marcada não somente por uma péssima atuação da equipe de Roger Machado na época, mas também por um erro reconhecido da arbitragem em lance de pênalti sobre o centroavante Ricardinho, que hoje defende o Atlético Goianiense por empréstimo na Série A.
Aos 43 minutos do segundo tempo, quando o Tricolor perdia pelo placar de 1 a 0, o centroavante Ricardinho foi atingido no rosto pelo lateral Ronei. O contato gerou um corte no supercílio do jogador gremista. Mesmo com o sangue escorrendo no rosto do atleta, a árbitra Edina Alves e o árbitro de vídeo, José Cláudio Rocha Filho, não marcaram o pênalti.
Grêmio x Chapecoense: CBF reconheceu o erro que desfavoreceu o Tricolor
Logo depois da partida contra a Chapecoense, o vice-presidente de futebol do Grêmio, Denis Abrahão, fez uma visita a Wilson Seneme, novo presidente da comissão de arbitragem da CBF. O dirigente gremista disse ter sido reconhecida a falha por parte da entidade. Esta não foi a primeira vez que a arbitragem prejudicou o Tricolor. No empate em 0 a 0 contra o Vila Nova, um gol legítimo de Diego Souza foi anulado, sem que o VAR verificasse.
A derrota gremista em casa para a Chape no primeiro turno pode ter sido justificada pela má atuação da equipe, porém, o pênalti não marcado poderia no mínimo ter dado o empate ao Tricolor e o ponto somado na tabela de classificação, principalmente no momento atual, onde o Grêmio é vice-líder da Série B, mas tem nove pontos a menos que o líder isolado Cruzeiro.