Grêmio x Cruzeiro: Tricolor joga para “calar” a Raposa e mudar roteiro contra times do G-4
Desempenho contra o topo da tabela

Grêmio x Cruzeiro: Tricolor tenta quebrar tabu contra líderes para seguir vivo no Brasileirão 2025
Jogar contra quem ocupa as primeiras posições do Brasileirão tem sido um desafio constante para o Grêmio em 2025. Nos 24 pontos disputados diante das equipes do G-5, o Tricolor somou apenas quatro, com uma única vitória nesse recorte. O aproveitamento é de 16%. Para efeito de comparação, o Sport, lanterna da competição, tem retrospecto geral de 18,9%.
O Grêmio empatou com o Flamengo, atual vice-líder, no Maracanã, e venceu o Bahia, hoje 5º colocado, na Arena. Porém, o Grêmio perdeu as outras partidas contra esses mesmos adversários e ainda caiu duas vezes diante do Mirassol, 4º colocado. Além disso, o time também levou a pior no primeiro turno contra o líder Palmeiras e contra o Cruzeiro, atual 3º colocado. Nesse período, sofreu 17 gols e marcou apenas quatro.
Confronto direto na Arena
Agora, o novo capítulo dessa história acontece nesta quarta-feira, às 20h, quando o Grêmio recebe o Cruzeiro pela 32ª rodada. O duelo é tratado internamente como uma chance de virar a chave e recuperar confiança. Ainda resta enfrentar o Palmeiras na Arena, na 36ª rodada, jogo confirmado pela CBF para o próximo dia 25.
Das 10 vitórias gremistas no campeonato, somente duas foram contra equipes da parte de cima da classificação: Bahia e São Paulo, este último atualmente em 8º lugar. A distância para o G-5, que garante vaga direta na Libertadores, é de 13 pontos. Já para o G-7, que leva à fase prévia, a diferença é de oito.
Fator casa e histórico recente
O desempenho na Arena é o ponto que sustenta o Grêmio no campeonato. São sete vitórias, cinco empates e três derrotas, resultando em 57,7% de aproveitamento como mandante. No entanto, fora de casa, o cenário muda: três vitórias, quatro empates e nove derrotas (27%).
Contra o Cruzeiro, o retrospecto do primeiro turno pesa. No Mineirão, o Tricolor foi goleado por 4 a 1. Dessa forma, a partida desta quarta vai além da tabela. Representa uma oportunidade de resposta técnica, emocional e estratégica diante da própria torcida.

