Grêmio x Vasco: em 94, Tricolor despachou o Cruzmaltino antes de conquistar a Copa do Brasil
Há 29 anos, Grêmio x Vasco duelaram na semifinal da Copa do Brasil
O Campeonato Brasileiro da Série A de 2023 está em seus momentos decisivos e, neste domingo (3), um duelo entre equipes de massa vai movimentar os torcedores. A partir das 18h30min (horário de Brasília), Grêmio x Vasco se enfrentam, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em jogo válido pela 37ª rodada.
Leia mais:
Grêmio fecha venda milionária de zagueiro
Onde assistir o jogo do GRÊMIO X VASCO? Passa na GLOBO ou SPORTV?
Ao longo da história, gaúchos e cariocas já se enfrentaram 81 vezes, com vantagem para o Imortal, que soma 36 vitórias contra 24 do Cruzmaltino, além de 21 empates. Algumas partidas ficaram marcadas na história, como um confronto realizado há cerca de 29 anos.
Na temporada de 1994, Grêmio x Vasco se encontraram na semifinal da Copa do Brasil. Em sua trajetória, o time gaúcho havia eliminado Criciúma, Corinthians e Vitória. Já os cariocas vinham de classificações sobre ABC, Santa Cruz e Atlético-MG.
O primeiro jogo da semi foi disputado no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Atuando longe de casa, a equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari segurou o empate por 0 a 0 e levou a decisão para casa.
Já no dia 3 de agosto de 1994, Grêmio x Vasco ficaram frente a frente, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, no confronto decisivo por uma vaga na decisão. No jogo, brilhou a estrela do centroavante Nildo, que foi de suma importância para o Tricolor.
O Vasco teve a chance de abrir o placar após Paulão derrubar França e o árbitro Márcio Rezende de Freitas assinalar pênalti. No entanto, William cobrou para fora e desperdiçou a oportunidade.
Ainda no primeiro tempo, aos 21 minutos, o Grêmio abriu o placar. Após confusão na área vascaína, Nildo aproveitou e empurrou a bola para o fundo das redes. Já no segundo tempo, aos 27′, o atacante recebeu ótimo cruzamento de Emerson e, de cabeça, marcou pela segunda vez.
O Vasco ainda conseguiu descontar para 2 a 1. Nos minutos finais, Pimentel ficou cara a cara com Danrlei e marcou o gol de honra dos cariocas, o que não atrapalhou a festa gaúcha.
Depois de eliminar o Vasco, o Imortal enfrentou o Ceará na decisão. No jogo da ida, disputado no Estádio Castelão, o placar não foi mexido. Já no segundo e decisivo confronto, Nildo voltou a provar sua importância e marcou o gol da vitória e do título gremista.
Imagem destaque: Reprodução/Site Grêmio1983/Zero Hora