GreNal das faixas: saiba mais sobre este duelo histórico
GreNal em 1984 protagonizou desafio com ‘festa das faixas’
No dia 26 de janeiro de 1984, um clássico foi marcado com um dos mais emblemáticos e simbólicos da história do futebol gaúcho, eternizando-se como o “GreNal das Faixas”. Este encontro épico reuniu o Grêmio, recém-campeão do Mundial Interclubes no ano anterior, e o Internacional, Tricampeão Estadual.
Leia mais:
GreNal 440: como assistir AO VIVO Inter x Grêmio pelo Brasileirão 2023
Arbitragem definida para Bahia x Grêmio na Copa do Brasil Sub-20; confira
O motivo desse confronto memorável foi uma provocação de Mauro Galvão, então jogador Colorado, que afirmou: “o Grêmio pode ser Campeão do Mundo, mas quem mandava no Rio Grande somos nós”. Essas palavras inflamaram o ímpeto do ídolo Renato Portaluppi, que, ao saber da provocação, solicitou ao presidente Fábio Koff a marcação de um amistoso clássico para demonstrar quem de fato era o comandante no estado.
Com o ‘aceite’ do Coirmão, foi realizado o 268º duelo da história, diante de mais de 15 mil pessoas. Os dois clubes combinaram um gesto simbólico, com os jogadores rivais entregando as faixas de Campeão do Mundo aos jogadores gremistas, enquanto os tricolores passariam a faixa de Campeão Gaúcho aos colorados.
Com a bola rolando, o Imortal prevaleceu de maneira indiscutível sobre seu arquirrival, vencendo por 4×2. Os gols foram marcados por Osvaldo, Renato, Caio e Paulo César. Pelo Inter, Bonamigo (contra) e Rubén Paz marcaram os tentos. O duelo solidificou a superioridade em campo, e o reconhecimento dos adversários ao primeiro a conquistar o Mundial no estado e, por fim, estabelecendo quem realmente mandava no Rio Grande do Sul.
Escalações de Grêmio 4 x 2 Internacional – 26/01/1984
Grêmio: João Marcos, Raul (Casemiro), Baidek e De Leon; Paulo César, China, Osvaldo (Leandro) e Bonamigo; Renato, Caio (César) e Júlio César (Luis Carlos).
Internacional: Gilmar, Alves, Mauro Pastor e Mauro Galvão; Beto, Ademir, Muller (Fernando) e Ruben Paz; Sílvio (Milton Cruz), Geraldão (Kita) e Silvinho.
Imagem destaque: Reprodução/Agência RBS