Gurias Gremistas: uma campanha que merecia título
Com uma campanha de encher os olhos de qualquer torcedor, as Gurias Gremistas fizeram um Gauchão Feminino 2021 incrível. Goleadas, bom futebol, atletas com imenso futuro e inúmeros destaques individuais fizeram parte desta jornada.
Desde a primeira rodada, no dia 18 de setembro, quando venceu o Brasil de Farroupilha por 2 a 1, o Tricolor mostrou que faria uma campanha de exceção. No entanto, a sequência gremista na competição superou as expectativas e fugiu um pouco do que muitos esperavam.
Com quatro goleadas nos quatro jogos seguintes, a equipe dirigida por Patrícia Gusmão liderou o Grupo A com sobras. O bom futebol aplicado, com um vasto repertório ofensivo e muito equilíbrio defensivo, encerrou a primeira fase com uma vitória por 2 a 0 sobre o Rubro-Verde.
Assim, as Gurias Gremistas estavam devidamente classificadas para às semifinais do Gauchão, tendo a melhor campanha da disputa. Foram seis vitórias em seis jogos, com 63 gols marcados e apenas um sofrido. Realmente histórico.
Além disso, nesta etapa o Tricolor já tinha uma de suas artilheiras em um grande momento. Nos seis primeiros jogos do Estadual, a centroavante Laís Estevam, de 21 anos, havia balançado o barbante por nove vezes.
Grêmio nas semifinais do Gauchão Feminino
A primeira fase findou-se no dia 31 de outubro, mas as Gurias Gremistas ficaram sem atuar por duas semanas. Após o hiato sem duelos, o primeiro jogo das semifinais enfim aconteceu.
Contra o Flamengo de São Pedro, que se classificou na segunda colocação do Grupo B, o Tricolor fez um primeiro embate irretocável e aplicou mais uma sonora goleada. Os 9 a 1 para o Imortal aconteceram de forma natural, mesmo com as Gurias de Yucumã tentando atacar constantemente.
Na ocasião, o Grêmio teve ampla participação de boa parte do time na construção do placar elástico. Pri Back (2x), Laís Estevam (2x), Andressa, Maiara, Rafa Levis, Gabizinha e Eudimilla foram as artilheiras daquela tarde.
Entretanto, se no primeiro jogo as gurias comandadas por Patrícia Gusmão foram superiores, no duelo decisivo elas tiveram uma atuação ainda melhor e arrasaram. Com 12 a 0 no confronto e um show de Eudimilla, que marcou por quatro vezes e assumiu a artilharia da disputa ao lado de Laís Estevam, o Tricolor carimbou uma vaga na grande final.
Gurias Gremistas x Gurias Coloradas na final do Gauchão Feminino
Desde o início da competição, muitos esperavam que a decisão fosse um GreNal, devido ao investimento e tudo que cerca este grande clássico. E de fato foi o que aconteceu.
A final do Gauchão Feminino foi um verdadeiro jogaço entre as Gurias Gremistas x Gurias Coloradas, donas das duas melhores campanhas da competição, com muitas goleadas e bons destaques individuais.
Com a bola rolando, o Tricolor saiu na frente com a meia-atacante Maiara, a Mai Mai. Ela pegou o rebote após a finalização de Jane Tavares e correu para o abraço.
No entanto, a equipe do Inter, acostumada a grandes finais e a disputar clássicos GreNais, não desistiu do confronto e seguiu atuando dentro de suas características.
Em um jogo disputado, o empate veio após uma bola parada. O Internacional teve um pênalti assinalado no finalzinho da primeira etapa, que foi convertido por Fabi Simões, considerada a craque da competição.
A etapa final foi franca, mas sem grandes emoções. Com o placar igualado, a decisão do Gauchão Feminino de 2021 foi nas penalidades máximas, e aí brilhou a estrela da goleira, para a tristeza das Gurias Gremistas e dos torcedores do Tricolor.
Nas cobranças, as atletas Maiara, Maglia e Pri Back converteram em favor do Grêmio. Pelo Internacional Rafa Travalão, Djnei, Fabi Simões e Mileninha anotaram para o Internacional.
A goleira Vivi, das Gurias Coloradas, pegou as cobranças de Andreia e Eudimilla, já a arqueira gremista Lorena defendeu a batida de Bruna Benites, capitão do time.
Com 4 a 3 nos penais, o Internacional conquistou o Tricampeonato Gaúcho e não sabe o que é perder um GreNal a 11 jogos.
Destaques individuais das Gurias Gremistas no Gauchão Feminino
Todavia, mesmo com o insucesso na grande final, muitas jogadoras se destacaram tanto na decisão quanto ao longo de toda a disputa. A goleira Lorena, as zagueiras Pati Maldaner e Andressa, a lateral-esquerda Gisseli, as volantes Tchula e Maglia, as meias Pri Back e Maiara, e as atacantes Rafa Levis, Eudimilla, Gabizinha, Jane Tavares e Laís Estevam foram os grandes nomes da campanha gremista.
Ao todo, o Grêmio venceu oito jogos e empatou uma única vez. Além disso, o time foi às redes por 85 vezes e foi vazado em apenas três momentos. Encerrando a competição com um alto nível de aproveitamento.
Atletas do Grêmio se despedem da equipe
Após o fim das competições de toda e qualquer temporada, alguns expoentes do time acabam buscando novos ares e rumos para suas carreiras.
No Grêmio, quatro atletas já confirmaram que não farão parte do elenco no próximo ano, são elas: a goleira Raíssa, a zagueira Andreia, a meio-campista Maiara Farias e atacante Jane Tavares vão atuar em outras equipes na próxima temporada.
Contudo, o Tricolor já deve estar pensando em nomes para repor as perdas após a cansativa e disputada temporada de 2021. No entanto, a base gremista tem alguns bons valores que podem colaborar neste processo de reformulação.
Vice-campeãs da Copa Gaúcha Sub-17 no último final de semana, as atletas Paixão (goleira), Badin (zagueira), Ana Guimarães (lateral-direita) e as meio-campistas Raissa e Raissa Bahia fizeram uma boa competição e mostraram estar em alto nível competitivo para auxiliarem a equipe principal.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Everton Silveira / Grêmio FBPA
Um Comentário