Há 1 ano, Alberto Guerra assumia a presidência do Grêmio; relembre trajetória
Alberto Guerra completa 1 ano no Grêmio
O presidente Alberto Guerra completou, neste sábado (18), seu primeiro ano na presidência do Grêmio. A gestão, que iniciou com grandes contratações, já é marcada pela conquista de títulos estaduais e boas campanhas que recolocaram o Grêmio entre os postulantes a títulos de relevância nacional.
Dias após a posse do mandatário, a equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi confirmou o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Ainda antes de assumir o Clube, o dirigente já trabalhava nos bastidores para qualificar o elenco e não poupou esforços para contratar reforços de peso.
Com o auxílio de investidores e mediante um grande projeto, o Tricolor surpreendeu o mundo ao contratar o centroavante uruguaio Luis Suárez. Além do camisa 9, o primeiro pacote de contratações contou com Felipe Carballo e Franco Cristaldo, que estavam se destacando nos campeonatos uruguaio e argentino, respectivamente, e custaram alto aos cofres. Além do trio de gringos, outros jogadores chegaram para qualificar o elenco de Renato.
A abertura da temporada do Grêmio foi com taça conquistada. Logo no primeiro jogo do ano, o no dia 17 de janeiro, com um show de Suárez, que marcou três vezes logo em sua estreia, o Imortal goleou o São Luiz pelo placar de 4 a 1 na decisão da Recopa Gaúcha.
Impulsionado pela contratação do uruguaio, Tricolor teve muito sucesso em sua campanha para alavancar seu número de sócios-torcedores. Depois de romper a barreira dos 100 mil sócios, o objetivo atual do Clube é alcançar a marca de 120 mil – de acordo com a última atualização, o número está em 117.592.
Com o título da Recopa em mãos, o Grêmio seguiu muito bem no começo da temporada e conquistou o hexacampeonato consecutivo do Campeonato Gaúcho, em decisão contra o Caxias. Durante o Estadual, no primeiro GreNal da Gestão Guerra, o time venceu o Inter por 2 a 1.
Na metade da temporada, a diretoria voltou ao mercado da bola para reforçar o grupo visando decisões na Copa do Brasil e a disputa do Campeonato Brasileiro. Após o sucesso nas primeiras contratações, alguns nomes que chegaram na segunda janela de transferências do ano não corresponderam o esperado até o momento.
Entre as novidades anunciadas em julho, o Imortal resolveu ‘abraçar’ um ídolo. Com aval do técnico Renato Portaluppi, o Clube contratou Luan. O Rei da América de 2017, no entanto, vem encontrando dificuldades para ter sequência em campo.
Nas competições a nível nacional, o Grêmio chegou até a semifinal da Copa do Brasil, caindo apenas para o vice-campeão Flamengo. Em sua campanha, o time deixou pelo caminho Campinense, Ferroviário, ABC, Cruzeiro e Bahia.
Já no Campeonato Brasileiro, superando todas as expectativas, o Tricolor chegou a 34ª rodada ainda sonhando com a possibilidade de ser campeão. A equipe aparece na terceira colocação com 59 pontos, três a menos do que o líder Palmeiras.
Imagem destaque: Fernando Alves/Grêmio/Divulgação