Há 10 anos, Grêmio contratava Ramiro, Bressan, Follmann e Paulinho; por onde andam?
No dia 28 de dezembro de 2012, há exatos 10 anos, o Grêmio anunciava um pacote de jogadores revelados pelo Juventude que acabariam fazendo sucesso no Tricolor. As negociações para a vinda dos quatro jogadores começaram quando a direção gremista mostrou interesse na contratação do lateral-esquerdo Alex Telles, que disputou a última Copa do Mundo pelo Brasil.
Sendo o primeiro a desembarcar em Porto Alegre, Alex Telles foi sucedido por um quarteto de atletas que inicialmente foram contratados para a equipe de transição: Ramiro, Bressan, Follmann e Paulinho. Apesar do último nome não ter alcançado destaque no Imortal, os três primeiros acabaram ganhando títulos importantes na carreira, seja no clube gaúcho ou em rivais pelo Brasil.
Confira o paradeiro do quarteto de jogadores que passaram pelo Grêmio:
Ramiro
Peça importante no esquema tático do Imortal Tricolor a partir de 2016, o volante fez parte do elenco gremista campeão dos títulos da Copa do Brasil (2016), Copa Libertadores da América (2017), Recopa Sul-Americana (2018) e Campeonato Gaúcho (2018).
Liberado pelo Grêmio para assinar com o Corinthians no final de 2018, o atleta fez a sua estreia com a camisa alvinegra no dia 13 de janeiro de 2019, tendo sido campeão do Campeonato Paulista daquele ano. Após isso, o atleta jogou no Oriente Médio, fazendo parte atualmente do elenco do Cruzeiro.
Bressan
Apesar de cometer algumas falhas no sistema defensivo, o jogador participou ativamente da conquista gremista na Libertadores de 2017. No ano seguinte, após um pênalti de mão cometido contra o River Plante, na semifinal do torneio continental, Bressan acabou se inviabilizando no clube, passando a jogar no Dallas FC. Atualmente o atleta é o zagueiro titular do Avaí, que acabou rebaixado para a Série B 2023.
Follmann
Não conseguindo se firmar no Grêmio, o goleiro fez parte da conquista da Copa Sul-Americana 2016 pela Chapecoense, após o trágico acidente que vitimou uma série de jornalistas e jogadores da equipe catarinense. Apesar de ter sobrevivido ao acidente, Follmann acabou tendo a perna direita amputada e, por isso, encerrou a carreira aos 24 anos de idade.
Paulinho
Vestindo a camisa gremista em apenas 17 oportunidades, Paulinho foi emprestado até o final de seu contrato para diversos clubes, como Fortaleza, Londrina, Coritiba e Cuiabá. No entanto, o atleta não viu a sua carreira deslanchar, passando despercebido por equipes de menor expressão nos últimos anos.