Há 13 anos, com gols de Perea e Souza, Grêmio vencia o Coritiba no Olímpico
Passando por um período sem títulos de expressão, o Grêmio chegou em 2009 vindo de um vice-campeonato brasileiro. Treinado por Celso Roth, o Tricolor não fez um bom Campeonato Gaúcho, precisando mudar os rumos.
Com isso, assumiu o técnico Paulo Autuori, que levou o Imortal a fazer uma grande campanha no Olímpico no Campeonato Brasileiro daquela temporada. Com nomes como Victor, Mário Fernandes, Léo, Réver, Tcheco, Souza, Máxi López e Perea, o clube gaúcho ficou invicto na temporada nacional dentro de Porto Alegre, ganhando muitas partidas no Olímpico Monumental.
Um desses triunfos ocorreu há exatos 13 anos, no dia 18 de outubro de 2009, quando o Grêmio ganhou do Coritiba por 2 a 0, pela 30ª rodada do Brasileirão. Com gols do colombiano Perea e do meia Souza, o Tricolor despachou o clube paranaense para somar mais uma vitória no Velho Casarão.
Colombiano Perea foi um dos destaques do Grêmio entre 2008 e 2009
Nascido na Colômbia, o atacante Edixon Perea teve uma passagem exitosa pelo Estádio Olímpico, entre 2008 e 2009. Apesar de não conquistar títulos, o atacante foi vice campeão brasileiro em 2008, sendo um dos goleadores do time treinado por Celso Roth.
Aposentado desde 2016, quando deixou o América de Cali após uma grave pneumonia, Perea foi destaque em alguns jogos memoráveis do Imortal, como a noite mágica do 7×1 fora de contra o Figueirense, quando fez três gols e deu uma assistência em 2008. No dia 20 de janeiro de 2010, o colombiano acertou a sua rescisão de contrato com o Grêmio em troca de uma quantia de setecentos mil reais, transferindo-se ao Las Palmas, da Espanha.
Pelo clube gaúcho, Perea fez 57 jogos, com 21 gols marcados no total.