Há 18 anos, Grêmio aplicava goleada memorável antes da queda
Sem dúvidas nenhuma, um dos piores anos da história do Grêmio foi 2004. Sem dinheiro para investir, o Imortal vivia uma grave crise financeira gerada pelo rompimento da parceria com a ISL, que começou a injetar dinheiro no Tricolor no início dos anos 2000.
No entanto, após falir, a antiga empresa suíça deixou o clube gaúcho desamparado, tendo que assumir uma enorme dívida deixada para trás. Com isso, muitos reforços de baixa qualidade técnica vieram para o clube especialmente em 2004, quando o Grêmio acabou sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Na campanha da queda, um dos jogos mais marcantes para a torcida tricolor certamente foi contra a Ponte Preta, pelo segundo turno da competição nacional, ocorrido há exatos 18 anos, no dia 13 de novembro de 2004. Já rebaixado matematicamente, o Grêmio precisava cumprir punição por incidentes em sua torcida, e levou a partida para Pelotas, no estádio do Brasil.
Na lanterna do Brasileirão, Grêmio construiu vitória elástica contra a Ponte Preta
Apesar da péssima campanha no campeonato, o Tricolor deu aos torcedores talvez a única alegria do ano, goleando a Ponte Preta por um placar memorável de 6 a 1. Treinado por Cláudio Duarte, que foi campeão da Copa do Brasil 1989 com o clube gaúcho, a equipe gremista marcou com Christian (2), George Lucas, Felipe Melo, Roberto Santos e Fábio Bilica.
Após aquele confronto, o Imortal ainda disputaria mais dois jogos até o final da Série A do Campeonato Brasileiro daquele ano. Um deles, o último, contra o Atlético-PR, também entrou para a memória dos gremistas: após estar perdendo por 3 a 0, o Grêmio conseguiu empatar no final do duelo, tirando as chances dos paranaenses de conquistar o torneio nacional pela segunda vez em cinco anos.