Há 22 anos, Grêmio bateu o Coritiba e disparava no Campeonato Brasileiro
Grêmio venceu o Coritiba pelo Brasileirão de 2001
Em 16 de setembro de 2001, em uma grande partida, que marcou a ‘celebração’ de mais um aniversário do Grêmio em sua história, o Imortal entrou em campo fazendo a festa e venceu o Coritiba por 1 a 0 dentro do Estádio Olímpico. O jogo foi essencial para as pretensões que o Tricolor carregava para o Campeonato Brasileiro de 2001.
Leia mais:
Mais um jogador do Grêmio pode ser negociado em 2024; saiba quem
Entenda como famoso jogador da Holanda se ‘apaixonou’ pelo Grêmio
O time vinha motivado ao vencer Guarani e Juventude, nas rodadas que antecederam o duelo diante do Coxa Branca. Era a chance, diante do seu torcedor, de disparar ainda mais na tabela do Brasileirão e visar as primeiras posições. O jogo também marcou a estreia de Leandro Amaral, filho do ex-atleta Júlio Amaral, que se destacou na partida.
O início de jogo foi bastante complicado para o lado gremista. O Coritiba construiu uma grande defensiva e foi duro nas marcações, neutralizado o ataque em todo o tempo. O então técnico Tite foi preciso nos seus ajustes e encontrou uma maneira mais equilibrada de jogar, dominando o jogo e buscando ter mais agressividade na linha de frente.
Foi logo na primeira etapa que o estreante Leandro Amaral abriu o placar aos 41 minutos, após chutar de fora da área e mandar no ângulo da rede. Com menos de um minuto do segundo tempo, o time ampliou com Rodrigo Mendes, que viu Leandro disparar pela ponta e cruzar para o companheiro, que marcou com um chute ‘torto’.
A vitória, além de consolidar uma sequência de três jogos seguidos, foi primordial também na campanha. Com o triunfo, o Grêmio conquistou nove posições seguidas em três partidas, saindo da lanterna da Série A para a 11ª colocação.
Ficha Técnica – Grêmio 2 x 0 Coritiba
- Competição: Campeonato Brasileiro 2001 – 11ª rodada
- Data: 16/09/2001
- Local: Estádio Olímpico em Porto Alegre – RS
- Público: 12.493 presentes
- Gols: Leandro Amaral (41′ 1ºT) e Rodrigo Mendes (1′ 2ºT)
Grêmio: Danrlei; Marinho, Anderson Polga e Roger; Ânderson Lima (Pedrinho), Émerson, Tinga (Rafael Toledo), Zinho e Rubens Cardoso; Leandro Amaral (Cláudio Pitbull) e Rodrigo Mendes. Técnico: Tite
Coritiba: Marcelo Cruz; Maxsandro, Chris e Allan; Juliano, Reginaldo, Alexandre, Daniel (Ataliba) e Fabinho; Enílton (Leandro) e Evair (Rincón). Técnico: Ricardo Gomes