Há 26 anos, Grêmio vencia pela última vez na primeira fase do Brasileirão
Um dos anos mais vitoriosos da história do Grêmio foi o de 1996. Campeão do Gauchão e da Recopa Sul-Americana, o Tricolor ainda levantou a taça do Brasileirão daquela temporada, após uma final contra a Portuguesa, de São Paulo.
No entanto, para chegar até o título brasileiro, o Imortal precisou fazer uma campanha de recuperação na competição nacional, conquistando importantes vitórias no caminho. Uma delas, a última da primeira fase, quando o Grêmio acabou em sexto, com 38 pontos em 23 jogos, ocorreu há exatos 26 anos, no dia 12 de novembro de 1996, no Estádio Olímpico Monumental, contra o Santos, atual vice-campeão brasileiro.
Para o azar do Santos, que acabou na 20ª posição do campeonato, o Grêmio de Luiz Felipe Scolari tinha em seu ataque um dos melhores avantes da história do clube gaúcho: Paulo Nunes, o “Diabo Loiro”. Empurrado por 15 mil gremistas, o Tricolor goleou o Peixe por 3 a 0, com gols do camisa 7 e de Dinho e Zé Alcindo.
Grêmio alcançou vaga para o mata-mata antecipadamente
Com o triunfo conquistado, já na reta final da primeira fase, com ainda três jogos a disputar, o Imortal garantiu um lugar entre os oito melhores colocados e classificou-se para as quartas de final, contra o Palmeiras. Curiosamente, antes da partida contra os paulistas, o Tricolor perdeu as últimas três partidas da primeira etapa do torneio nacional, contra Coritiba, Sport e Goiás, respectivamente.
Na fase de mata-mata, após passar pelo freguês Palmeiras e pelo Goiás, o esquadrão tricolor enfrentou a Portuguesa na grande final, garantindo o título após uma épica vitória de 2 a 0 em um Estádio Olímpico completamente lotado, no jogo de volta da decisão, com um gol de Paulo Nunes e outro do ex-meia Aílton.