Últimas Notícias do GrêmioCampeonatoHistóriaJogadores

Há 27 anos de uma das classificações mais sofridas da história do Grêmio

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Um dos títulos mais importantes da história do Grêmio, a Copa Libertadores da América de 1995 oferece muitas partidas histórias para os gremistas relembrarem. Uma delas, que marcou a classificação do Imortal Tricolor à semifinal da competição, ocorria há exatos 27 anos, no antigo Parque Antarctica, atual Allianz Parque.

Na realidade, o que mais ficou guardado no imaginário dos torcedores não foi nem esta partida em si, mas o confronto envolvendo os dois jogos contra o então poderoso Palmeiras, naquela época patrocinado pela Parmalat. Treinado por Luiz Felipe Scolari, o Grêmio de Fábio Koff e Cacalo chegava para as quartas de final da Libertadores após despachar o Olimpia, do Paraguai, em um agregado de 5 a 0 favorável ao clube gaúcho.

Já o Verdão de São Paulo, comandado pelo técnico Carlos Alberto Silva, havia passado pelo Bolívar, da Bolívia, e contava em seu elenco com jogadores memoráveis como Cafu, Roberto Carlos, Müller e Rivaldo. Mesmo repleto de craques, o Palmeiras não foi páreo para a máquina de guerra do Grêmio, que aplicou inapeláveis 5 a 0 na primeira partida do mata-mata, no dia 26 de julho de 1995, no Olímpico Monumental.

Grêmio x Palmeiras: passagem à semifinal veio após drama e goleadas

Após muitas brigas e polêmicas no jogo de ida, o Tricolor contou com os desfalques de Dinho e Danrlei para o jogo da volta, que foi realizado no dia 2 de agosto em São Paulo. Já o Porco não contava com Rivaldo e Válber, que também foram expulsos na partida em Porto Alegre.

Com uma larga vantagem em favor do Grêmio, o alviverde precisava de pelo menos cinco gols de diferença para levar a partida aos pênaltis, ou de seis para classificar-se no tempo normal. O que já parecia complicado ficou quase impossível aos sete minutos de partida, quando o artilheiro Jardel abriu o placar e ampliou o confronto para o Imortal.

Entretanto, em uma das maiores reações já vistas, o Palmeiras conseguiu uma virada de 5 a 1 com gols de Cafu (2), Amaral, Paulo Isidoro e Mancuso. Ao final do jogo, faltava um único gol para o Verdão levar a disputa aos pênaltis, o que acabou não ocorrendo diante da bravura do time de Felipão. Classificado para a semifinal da Libertadores contra o Emelec, do Equador, o Grêmio acabaria sendo campeão da América após enfrentar na grande decisão o Atlético Nacional, da Colômbia.

Daniel Vidal

Gremista jornalista formado no Olímpico Monumental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo