Últimas Notícias do GrêmioCampeonatoHistóriaJogadores

Há 27 anos, Grêmio começava a decidir a Libertadores de 1995

Danrlei; Arce, Adilson Batista, Rivarola e Roger; Dinho, Goiano, Carlos Miguel e Arílson; Paulo Nunes e Jardel. Este foi o histórico esquadrão gremista que entrou em campo no dia 23 de agosto de 1995, há exatos 27 anos, para disputar a primeira partida da final da Copa Libertadores da América daquele ano, contra o Atlético Nacional de Medellín, da Colômbia.

Após classificar-se no grupo 4 da competição continental, o Tricolor precisou passar por Olimpia (PAR), Palmeiras e Emelec (EQU) para chegar à grande decisão do principal torneio da América do Sul. Curiosamente, os dois últimos clubes também estavam presentes na chave do Imortal no início do campeonato, junto com o El Nacional, do Equador.

Com uma campanha fulminante — inclusive goleando o Palmeiras por 5 a 0 no primeiro jogo das quartas de final —, o clube gaúcho chegava à finalíssima contra uma equipe colombiana que possuía craques como René Higuita, Mauricio Serna, Juan Pablo Ángel e Aristizábal. Tendo eliminado o River Plate, da Argentina, na semifinal, o Atlético Nacional ainda contava com o apoio financeiro do narcotraficante Pablo Escobar, que havia morrido dois anos antes em Medellín.

Grêmio de 1995: Olímpico lotado empurrou a equipe de Felipão para a vitória

Incentivado por mais de 54 mil gremistas presentes no Olímpico Monumental, o Grêmio traçou como objetivo golear o time colombiano no primeiro confronto da final, visando construir uma gordura para o jogo da volta. Sabendo disso, os comandados do então treinador Luiz Felipe Scolari começaram a partida com tudo, empurrando o Atlético Nacional contra o seu próprio campo.

Apesar de resistir bravamente no início do primeiro tempo, o conjunto de Medellín acabou cedendo pela primeira vez aos 35 minutos, através de um gol contra do zagueiro Marulanda. Logo em seguida, ainda na etapa inicial, Jardel ampliou o placar para 2 a 0, deixando o Tricolor tranquilo para assinalar o terceiro logo no começo do segundo tempo, com Paulo Nunes.

Após a grande superioridade gremista em mais de uma metade do jogo, o confronto só não foi liquidado na primeira partida porque o centroavante Ángel anotou o gol de desconto do clube colombiano no final da segunda etapa, deixando o placar em 3 a 1. Com isso, o Imortal acabou levando uma vantagem de dois gols para a Colômbia, onde seria campeão uma semana depois.

Redação PG

Site gaúcho com as últimas notícias do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Ao vivo, como assistir, próximos jogos, resultados, escalação, gols, mercado da bola, tabelas, estatísticas e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo