Últimas Notícias do Grêmio

Há 30 anos, Grêmio venceu amistoso contra a seleção do Irã, no Oriente Médio

Grêmio 1993
Imagem: José Doval/ Agencia RBS

Grêmio venceu a Seleção Iraniana no Oriente Médio

O Grêmio viajou até os Emirados Árabes Unidos em 2017, após conquistar a Copa Libertadores da América, para disputar o Mundial de Clubes. No entanto, o que poucos recordam é que, antes disso, o Tricolor Gaúcho já havia pisado no Oriente Médio para disputar uma partida, um tanto quanto, aleatória, tendo em vista os dias atuais.

Leia mais:

Atenção! Se liga nos prognósticos e palpites para Goiás x Grêmio

Como assistir AO VIVO Goiás x Grêmio pelo Brasileirão 2023

No ano de 1992, o Grêmio pisou em solo muçulmano para encarar a seleção do Irã, que se preparava visando a disputa das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. O Imortal foi convidado para a disputa de dois amistosos e saiu vencedor em um deles.

No dia 30 de julho de 93, o Grêmio entrou em campo diante de 62 mil torcedores no Estádio Azadi, em Teerã, no Irã, e não se intimidou com os donos da casa. A equipe comandada pelo técnico Cassiá Carpes venceu pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Caio, aos 23 minutos do primeiro tempo.

Escalações:

Grêmio: Ademir Maria; Odemilson (Luciano), Paulão, Grotto e Carlos Miguel; Pingo, Jamir (Jackson), Dener (Marco Aurélio) e Caio; Fabinho e Charles (Adil).

Irã: Gholampour; Zarincheh, Bagheri, Mohammadkhani e Varmarzyar; Parvareshkhah, Estili, Derakhshan e Noamuz; Modir Rousta e Akhtar.

Apenas dois dias depois, em 1º de agosto, os dois times voltaram a duelar, mais uma vez no Estádio Azadi, e quem levou a melhor foi o Irã. A equipe do técnico Ali Parvin venceu o Imortal por 2 a 0, com dois gols de Derakhshan. O Grêmio atuou por muito tempo com um jogador a menos após Jamir ser expulso ainda nos minutos iniciais.

Escalações das equipes no 2º jogo:

Grêmio: Danrlei; Odemilson, Paulão, Luciano e Carlos Miguel; Pingo, Jamir, Dener e Caio; Fabinho (Adil) e Charles (Marco Aurélio).

Irã: Gholampour; Zarincheh (Rezaeimanesh), Bagheri, Mohammadkhani e Varmarzyar (Hasanzadeh); Parvareshkhah, Estili, Derakhshan e Noamuz (Manafi); Modir Rousta (Daei) e Akhtar (Behzad Dadashzadeh).

Após as partidas contra o Grêmio, o Irã chegou a liderar seu grupo na primeira fase das Eliminatórias Asiáticas, mas acabou ficando de fora da Copa do Mundo. Na fase decisiva, os iranianos ficaram na 5ª posição da chave que contava também com Arábia Saudita, Coreia do Sul, Japão, Iraque e Coreia do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo