Há 33 anos, Grêmio batia Inter com gol do artilheiro Nilson na campanha do 28º título do Gauchão
Há 33 anos, artilheiro marcou e Grêmio venceu o GreNal
O Grêmio tem muitas e boas histórias para contar ao longo de sua caminhada mais do que centenária. Neste sábado (15), um duelo marcante do início dos anos 90 comemora mais um aniversário. Há 33 anos, o Tricolor vencia o rival Inter, em pleno Estádio Beira-Rio, e partia rumo a conquista de seu 28º título do Campeonato Gaúcho.
Leia mais:
Alberto Guerra abre o jogo sobre negociações com Luan e agita torcida do Grêmio
Cabe no time de Renato? Volante peruano é oferecido ao Grêmio
No dia 15 de julho de 1990, o Grêmio visitou o seu arquirrival, em jogo válido pelo quadrangular final do Estadual. A partida, realizada diante de quase 20 mil torcedores no Beira-Rio, teve início às 15h30min.
Em um duelo complicado, as primeiras oportunidades foram do Inter, que chegou a acertar uma bola no travessão do goleiro Mazaropi ainda no primeiro tempo, em chute muito longe de Chiquinho. O histórico goleiro, já aos 37 anos, campeão da Libertadores e do Mundial pelo Imortal em 1983, ainda foi importante praticando algumas defesas.
Do outro lado, o Grêmio parava nas mãos do goleiro Taffarel, que disputou seu último jogo com a camisa do Inter antes de se transferir para a Roma, da Itália. O arqueiro adversário, no entanto, nada pode fazer aos 31 minutos do segundo tempo.
Após uma forte finalização cruzada de Assis, a bola passou por todo mundo até encontrar o pé do artilheiro Nilson, que empurrou para o fundo das redes e garantiu a vitória gremista. O atacante foi o grande nome do Gauchão, que terminou com título para o Grêmio, encerrando como artilheiro, com 22 gols marcados, até hoje uma das maiores marcas individuais da história do Estadual.