Há 36 anos, Grêmio perdia final no Marrocos para equipe belga
Após sagrar-se campeão do Campeonato Brasileiro (1981), da Copa Libertadores da América (1983) e do Mundial Interclubes (1983), o Grêmio passou a ser convidado para muitos torneios amistosos ao redor do mundo. Especialmente nos anos de 1985 e 1986, o Tricolor rodou por diversos continentes do planeta, participando de conceituadas competições internacionais.
Campeão do Troféu Internacional Ciudad de Palma (1985) e do Torneio de Roterdã (1985), o Imortal acabou ficando no quase em outros campeonatos de destaque, como o Troféu Ramón de Carranza (1985) e o Torneio de Casablanca (1986). Neste último, disputado no Marrocos, na África, o clube gaúcho chegava como o atual campeão da Philips Cup, após uma vitória sobre o Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, na Holanda.
Junto de outros três clubes — Ajax (HOL), FAR Rabat (MAR) e Standard de Liège (BEL) —, o Tricolor entrava no torneio marroquino diretamente na semifinal, tendo que enfrentar a equipe holandesa treinada pelo lendário Johan Cruijff na primeira partida. Após uma boa vitória de 2 a 0 sobre o time do goleador Van Basten, o Grêmio classificou-se para a grande decisão contra o Standard de Liège, em jogo que seria disputado um dia depois das semifinas.
Grêmio acabou sendo derrotado por clube da Bélgica na final
Marcado para o dia 20 de agosto de 1986, há exatos 36 anos, o jogo foi disputado no Estádio Mohammed V, em Casablanca, no Marrocos, para um público de 50 mil pessoas. Apesar de contar com nomes como Mazaropi, Baidek, Casemiro, China, Valdo, Bonamigo, Osvaldo e Renato Portaluppi, a equipe gremista treinada pelo campeão mundial Valdir Espinosa sucumbiu diante dos belgas e acabou perdendo o título pelo placar de 2 a 0, na prorrogação.
Sem a taça, o Tricolor precisou voltar à Porto Alegre para concentrar suas forças na estreia do Campeonato Brasileiro, que à época iniciava no segundo semestre da temporada. Recuperando-se da derrota na África, o Grêmio iniciou o campeonato nacional vencendo o Athletico-PR por 2 a 1 no Olímpico Monumental.